Notícias
29/06/2021 - 09h04

Reparos do navio que destruiu atracadouro vão levar três semanas no Porto de Santos


Fonte: A Tribuna On-line
 
Cap San Antonio atracou no Cais da Marinha na última sexta (25), após descarregar suas cargas na BTP
 
 
O Cap San Antonio, navio que destruiu um dos atracadouros de balsas da travessia Santos Guarujá no último dia 20, deverá ficar, pelo menos, três semanas no Porto de Santos. O tempo será necessário para os reparos na embarcação, que sofreu danos no casco e em tanques de lastro.
 
O porta-contêineres atracou no cais da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), entre os armazéns 27 e 29 do complexo santista, no Macuco, na última sexta-feira. Isto aconteceu após a descarga de 900 contêineres na Brasil Terminal Portuário (BTP).
 
Agora, segundo sua armadora, a Hamburg Süd, que faz parte do Grupo Maersk, todos os contêineres seguirão para os destinos a bordo do navio San Clemente – embarcação atracou na BTP no fim de semana.
 
“Estamos coordenando os reparos para que o navio retome sua passagem marítima para Paranaguá. A empresa também está em frequente comunicação com as autoridades encarregadas da investigação e segue à disposição para mais esclarecimentos”, destacou a Hamburg Süd, em nota.
 
Conforme apurou a reportagem, os reparos ainda não foram iniciados. Mas isto deve acontecer nos próximos dias.
 
No acidente, o navio teve tanques de lastro avariados, com água saindo do casco, próximo à linha d’água. Esses tanques armazenam a água de lastro, que é distribuída por todo o navio para manter o equilíbrio da embarcação. Cada área do cargueiro recebe mais ou menos água, de acordo com a distribuição do peso das cargas a bordo.