01/06/2021 - 10h21

Trabalhadores do Porto de Santos com idade entre 59 e 35 anos serão vacinados a partir desta terça

Fonte: A Tribuna On-line

Avulsos do Ogmo, vinculados a terminais, funcionários da APS e de órgãos anuentes receberão a 1ª dose contra a Covid-19

Um total de 14.141 doses de vacina contra a covid-19 serão oferecidas a partir desta terça-feira aos trabalhadores do Porto de Santos entre 59 e 35 anos. Avulsos do Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo), vinculados a terminais, funcionários da Autoridade Portuária de Santos (APS) e de órgãos anuentes estão na lista de pessoas a serem imunizadas nesta primeira fase. Em Santos, a vacinação será feita por idade. Em Guarujá e Cubatão, não.

Para o atendimento deste público, o Governo do Estado afirmou ter enviado 17.880 doses da CoviShield, conhecida por Astrazeneca/Oxford, e fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Porém, a Prefeitura de Santos informou que serão imunizadas 11.097 pessoas. Já em Guarujá, serão 2.996 trabalhadores. Outros 48 serão imunizados em Cubatão.

Em Santos, a vacina será distribuída de acordo com a idade. Nesta terça (1), serão imunizados avulsos e funcionários de terminais portuários quem têm entre 50 e 60 anos e na quarta (2) os que estão na faixa de 43 a 49 anos. Já na quinta-feira (3), os profissionais entre 36 e 42 anos.

Eles devem ir ao Santos Convention Center, que fica na Praça Almirante Gago Coutinho, 29, na Ponta da Praia. O horário é das 9 às 15 horas.

Já para os que atuam na APS e em autoridades federais, o imunizante estará disponível em um posto na própria sede da empresa, na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves s/nº, Macuco, também das 9 às 15 horas. Entre os servidores dos anuentes estão os da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), da Receita Federal, do Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro).

Nesta terça (1º), pode tomar a vacina quem tem entre 55 e 59 anos e na quarta (2) quem tem entre 50 e 54 anos. Quinta-feira (3) é a vez dos que têm 45 a 49 anos e sexta-feira (4) de 40 a 44 anos. No sábado (5), serão imunizados os trabalhadores entre 35 a 39 anos.

Para se vacinar, o portuário precisa levar documento com foto e CPF. A Secretaria Municipal de Saúde montou o esquema de vacinação com base em listas enviadas pela Autoridade Portuária, Ogmo e Sindicato dos Operadores Portuários (Sopesp).

Margem Esquerda

Já os profissionais que atuam em terminais localizados na Margem Esquerda (Guarujá), deverão procurar as unidades de saúde do município. Neste caso, segundo a Prefeitura, serão 2.996 imunizados.

A vacinação será centralizada no Ginásio Guaibê, que fica na Avenida Santos Dumont, 420, no bairro Santo Antônio. O horário é das 8 às 16 horas na quadra e das 9 às 15 horas no estacionamento, com sistema drive-thru.

Para garantir a imunização, além de estarem na lista nominal, os profissionais precisam apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência.

Inicialmente, a Prefeitura de Guarujá planejava imunizar cerca de 6 mil profissionais. Eram considerados nesse quantitativo os trabalhadores avulsos e retroportuários.

Os últimos, apesar de também constarem no público prioritário para receber a vacina contra a covid-19, não foram considerados na antecipação anunciada pelo Ministério da Saúde dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI). A expectativa é que sejam atendidos nas próximas fases.

Já em Cubatão, 48 trabalhadores portuários que atuam em indústrias poderão se vacinar. A imunização acontece no Parque Anilinas, na Avenida Nove de Abril, s/nº) das 9 às 15h.

Estado

Questionado sobre a diferença e entre a previsão inicial de 21 mil doses encaminhadas, o Estado informou que se tratava de uma estimativa. Destacou, ainda, que as 17.880 doses encaminhadas contemplam todo o público-alvo de portuários, conforme levantamento do Grupo de Vigilância Epidemiológica da Baixada Santista com os municípios. A pasta não informou porque a soma das doses enviadas às cidades portuárias é inferior, de 14.141 imunizantes.

“Vale ressaltar que a destinação de mais vacinas contra Covid-19 pelo Ministério da Saúde é crucial para continuidade da campanha e expansão dos públicos-alvo. Todos os novos grupos da campanha são divulgados de forma clara e transparente nos canais oficiais do Governo de SP, incluindo o site Vacina Já”, destacou a pasta, em nota.

Fora da lista

Caso o nome do trabalhador não esteja na lista de pessoas a serem vacinadas, ele terá de procurar o Ogmo (no caso dos avulsos) ou o departamento de recursos humanos da empresa onde exerce a atividade. Os trabalhadores portuários abaixo de 35 anos serão contemplados quando o Governo do Estado enviar mais doses de vacina para os municípios.