Notícias
29/03/2021 - 07h25

Baixada Santista em Lockdown? Isolamento não passa de 50%


Fonte: Diário do Litoral
 
Dentre as nove cidades, apenas três tiveram mais de 50% de adesão ao isolamento em um dos três primeiros dias
 
 
Apesar de uma forte campanha de isolamento social ter sido realizada pelas nove prefeituras da Baixada Santista durante a segunda quinzena de março e de uma longa coletiva feita de forma pública no último dia 19, grande parte da população aparenta não ter aderido ao lockdown. Segundo estatísticas do Estado, metade dos moradores de ao menos seis cidades não ficaram em casa durante parte da primeira semana do momento mais rígido de quarentena.
 
As porcentagens que representam quantos moradores dos nove municípios permaneceram em casa ao longo de cada dia são registradas pelo Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo (Simi). O Simi é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM, através da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), para que o Estado possa consultar informações agregadas e anônimas sobre deslocamento nos municípios paulistas mapeados.
 
Na segunda-feira (22), três dias após a população da Baixada Santista ter sido avisada pelos prefeitos que a Região entraria em um 'lockdown inteligente', como foi classificado por Rogério Santos (PSDB), mas ainda 24 horas antes do começo da restrição total, apenas Bertioga contou com metade da população em casa.
 
O dia 22 de março teve Santos com 40% das pessoas isoladas. A cidade, aliás, tem sido uma das maiores protagonistas no que se diz respeito a ignorar o isolamento social. A última vez em que o município contou com mais da metade de sua população dentro de casa em um dia de semana se deu em maio do ano passado, e ainda se trata de um dado referente a um feriado nacional.
 
"As medidas podem ser ainda mais ampliadas sim, não podemos dizer que as medidas não foram importantes porque foram sim. O poder público tem se esforçado, mas se a população não fizer sua parte, não tem jeito. Ano passado foi um ano de aprendizado no mundo todo, ninguém conhecia a doença, ninguém sabia usar máscaras e a ciência correu para criar vacinas e cuidar de todo mundo, mas se a população não aderir, não tem jeito", afirmou Rogério Santos no último dia 19.
 
Ainda durante o mesmo dia 22, São Vicente teve 43% de isolamento, número idêntico ao de Cubatão e Mongaguá. Praia Grande e Guarujá apresentaram 44%, enquanto Peruíbe ficou com 46% e Itanhaém teve 47%. Bertioga foi a única cidade com mais da metade da população dentro de casa na data: 52%.
 
Em 23 de março, primeiro dia do lockdown em todo o litoral paulista, Santos teve ligeira melhora nos índices e chegou a 45% de isolamento social, enquanto São Vicente teve 48%, Cubatão também foi a 45% e Praia Grande ficou abaixo de todas as vizinhas com 44%. Guarujá registrou 48% e Mongaguá teve pouca melhora, chegando a 45%. Em contrapartida, Itanhaém (51%) e Peruíbe (52%) se uniram a Bertioga (57%) e se tornaram as três cidades a apresentar ao menos mais da metade de sua população apropriadamente isolada em uma semana que viu o Brasil atingir a marca de 300 mil mortes pela Covid-19.
 
O problema, entretanto, é que Bertioga, que já era a cidade mais consciente nesse quesito na Região, foi a única a manter os bons números após o primeiro dia de lockdown. Na última quarta-feira (24), Santos reduziu seu índice, indo a 42% de isolamento social, São Vicente reduziu para 47%, Cubatão recuou para 44%, PG se manteve com 48%, Guarujá caiu para 46% e Mongaguá teve melhora, indo a 47%.
 
Bertioga manteve os 57% de antes, mas viu Peruíbe sair do 'grupo dos 50', ao recuar para 48%, mesmo número obtido por Itanhaém.
 
Já na quinta-feira (25), último dia com dados disponíveis no momento em que esta reportagem foi finalizada, os índices sofreram poucas mudanças, mas mantiveram Bertioga como a única cidade com metade da população dentro de casa. Santos reduziu ainda mais, chegando a 41%. São Vicente manteve os 47% do dia anterior, mesma situação de Cubatão, que prosseguiu com 44%. Praia Grande recuou de 48% para 47% e Guarujá também manteve o índice de quarta-feira: 46%.
 
Bertioga foi a 56% e Itanhaém e Peruíbe seguiram com 48%. Mongaguá despencou a 43%, quatro pontos abaixo do dia anterior.