Notícias
18/03/2021 - 09h59

Santos não descarta decretar o lockdown se ocupação de leitos UTI covid ultrapassar 80%


Fonte: A Tribuna On-line
 
A armação é do prefeito Rogério Santos (PSDB). Nesta quarta-feira (17), município atingiu 74%
 
 
Santos não descarta implantar lockdown na Cidade. E a medida deve ocorrer se, ou quando, a ocupação de leitos de UTI covid-19 atingir por volta de 80%, afirma o prefeito Rogério Santos (PSDB) em entrevista para A Tribuna. Nesta quarta-feira (17), esse índice estava em 74%. 
 
“Em 14 dias, tivemos um aumento de 60% na ocupação. É como uma torneira: você abre novos leitos, mas se o ralo for maior, como é hoje, a água vai embora. E chegamos num ponto em que está difícil abrir leitos: faltam profissionais e insumos”, afirma, para responder à pergunta: é apenas uma questão de tempo para esse índice ser atingido? “Temos de estar preparados”. 
 
Dentre os insumos em falta, o prefeito cita medicamentos relaxantes para possibilitar a intubação dos pacientes. “Hospitais particulares, como Einstein e Sírio, em São Paulo, não estão conseguindo abrir leitos. E recursos eles têm”. 
 
Rogério afirma que já é possível identificar a prevalência do vírus P.1 – a variante de Manaus – circulando entre a população santista. “Sabemos que ele é mais transmissível. No Brasil, a quantidade de pessoas de 30 a 39 anos internadas aumentou 50%”.
 
A boa notícia é que a Baixada Santista está em conversas para a compra da vacina russa, Sputnik. “Ela ainda não tem aprovação (da Anvisa). Mas o consórcio do Nordeste e o próprio Governo Federal já fecharam acordo, então deve ser questão de tempo. E essa é a que tem maior condição de produção e entrega breve”.