22/05/2020 - 07h55

SPA divulga calendário de desligamento de empregados

Fonte: AssCom Sindaport

A Autoridade Portuária de Santos (antiga Codesp) anunciou o calendário de desligamento dos empregados que aderiram ao Programa de Incentivo ao Desligamento Voluntário. De acordo com levantamento informado ao SINDAPORT, 225 empregados se inscreveram para o PIDV, sendo que 10 companheiros cancelaram a adesão e seis portuários tiveram o pedido indeferido.

“A inscrição ao PIDV foi de dezembro de 2019 até março deste ano, mas o SINDICATO pediu por duas vezes que esse prazo fosse prorrogado diante da implantação do novo plano para o Portus, que entrou em vigor a partir de 01 de abril. Enviamos ofícios e participamos de reunião com a empresa. Fomos atendidos para a prorrogação por duas vezes, sendo o prazo final de inscrição 20 de abril, com possibilidade de cancelamento até 20 de maio”, ressalta o presidente do SINDAPORT, Everandy Cirino dos Santos.

Segundo a empresa, 10 dias após o desligamento, o portuário deverá comparecer à Gerência de Administração de Recursos Humanos e Saúde Ocupacional para assinar a rescisão contratual e devolução do crachá. No caso dos guardas portuários também deverá ser apresentado o recibo de devolução do fardamento.

A próxima data de desligamento é dia 01 de junho. “Nesse dia deixarão a empresa os companheiros que já estão afastados por conta das determinações referentes ao coronavírus, ou seja, têm mais de 60 anos ou possuem alguma comorbidade”, afirma o presidente do SINDAPORT.

Everandy Cirino destaca que a adesão ao programa foi para trabalhadores com idade igual ou superior a 55 anos e mais de 30 anos de serviço na empresa.

“Há muito tempo solicitávamos que a Companhia fizesse um plano de desligamento voluntário. Sempre deixamos bem claro que é uma decisão individual do empregado, que deveria conversar com sua família e decidir sobre a saída da Autoridade Portuária”, finaliza.

O calendário de desligamento elaborado pela Autoridade Portuária vai até 01 de setembro, quando deixarão a empresa os últimos companheiros que aderiram ao PIDV.