Notícias

Excesso de exposição em redes sociais pode comprometer ambiente profissional

Fonte: Santaportal
 
Uma preocupação que há pouco tempo não existia era a influência da exposição da vida social no emprego. Com a popularição das redes sociais, novas fotos ou comentários podem causar até demissões. Além disso, algumas empresas acessam as páginas de candidatos a empregos antes de entrevistálos.
 
O especialista em RH e sócio da Sartori Desenvolvimento Humano e Organizacional, Fabio Sartori, afirma que as empresas especializadas buscam informações dos candidatos na internet antes mesmo de entrevista-lo. “Houve um aumento da exposição. Hoje em dia é possível conhecer o profissional, além do seu currículo”, revela.
 
Facebook, Instagram, LinkedIn são algumas das principais redes de relacionamento. E por mais que as configurações de privacidade permitam que apenas amigos mais próximos tenham acesso as informações publicadas nelas, nem sempre isso é o suficiente para evitar que outras pessoas compartilhem.
 
Por isso, Sartori recomenda que algumas situações comuns do dia a dia sejam evitadas nas redes sociais. “É preciso saber o que se quer em uma rede social. Se for utilizá-la para lazer, preste atenção nas configurações de privacidade. Se pretende fazer negócios ou buscar alguma oportunidade é de grande importância manter um bom comportamento”.
 
Na maior rede social da atualidade, o Facebook, o especialista tem uma observação importante. Além do conteúdo a ser publicado, o usuário deve se atentar às páginas de interesses que segue ou grupos que participa. “Alguns podem revelar traços da personalidade que não condizem com o emprego”.
 
Ainda sobre esta análise das redes sociais, Sartori diz que o Instagram é a menos pesquisada pelos recrutadores, pois é uma rede específica de fotos onde as pessoas utilizam normalmente para publicar momentos de lazer.
 
Ele explica que LinkedIn é a principal ferramenta para o profissional, principalmente para quem busca uma recolocação. ”No futuro, esta rede social vai substituir o currículo impresso. É uma rede social com objetivos profissionais. Não se publica qualquer coisa. Além disso, é uma grande oportunidade de networking com profissionais da área de atuação e recrutadores. Eu mesmo já captei e contratei vários profissionais através desta ferramenta”, conta.
 
Posts e demissões 
 
Recentemente a revista Veja publicou o caso de uma jovem americana que reclamou do novo emprego antes mesmo de começar. O proprietário leu o post e a resposta foi imediata: a demissão. Sartori ainda não atendeu clientes que passaram pela mesma situação, mas revela que já deixou de entrevistar candidatos pelo que viu nas redes sociais.
 
“Cuide da sua imagem, a primeira impressão é a que fica. Hoje em dia é normal os recrutadores utilizarem estas buscas antes mesmo de entrar em contato com o candidato. Utilize os meio a seu favor e obtenha os resultados esperados”, finaliza. 
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe


Voltar