Notícias

Simpósio analisará avanços do setor portuário

Fonte: A Tribuna On-line / Leopoldo Figueiredo

Entre os temas debatidos, está o aprofundamento do canal do Porto de Santos para 17 metros
 
As novas tecnologias e regras para obras costeiras e portuárias e o desenvolvimento dos complexos marítimos brasileiros, especialmente o de Santos, estão entre os temas que serão debatidos no Simpósio Preparatório para a Pianc-Copedec 2016, a ser realizado na próxima terça-feira(26), das 14h30 às 21h30, no Campus Dom Idílio da Universidade Católica de Santos (UniSantos), na Cidade.
 
O evento é realizado pela instituição de ensino, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a Associação Mundial para a Infraestrutura do Transporte Aquaviário (Pianc) e a Conferência de Engenharia Portuária e Costeira em Países em Desenvolvimento (Copedec). 
 
Como o nome indica, o simpósio debaterá os avanços do setor de modo a preparar a comunidade local para a próxima edição da Copedec, a ser realizada no Rio de Janeiro no ano que vem. Essa conferência é uma iniciativa da Pianc, entidade que elabora as normas para obras portuárias em todo o mundo, para impulsionar o segmento portuário em países em desenvolvimento. Por isso, tanto a Copedec como o simpósio buscam incentivar as pesquisas científicas na área, explica o coordenador do curso de Engenharia Portuária da UniSantos, Jeová Alves Araújo. 
 
Para atingir esses objetivos, o simpósio debaterá as novidades técnicas e de gestão no setor e os reflexos que podem ter no desenvolvimento dos portos brasileiros, especialmente Santos, além de explicar como pesquisadores locais vão poder participar do Copedec. Esses temas serão discutidos por “alguns dos maiores expoentes em pesquisas nas áreas de Hidráulica Marítima e Fluvial do País, de fundos e do relevo marinho, das manifestações do ambiente marinho, como ventos, correntes, ondas, salinidade, a energia limpa das ondas e dos ventos”, destaca Araújo.
 
Estão confirmadas as participações dos professores doutores Susana Vinzon, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Paolo Alfredini, da UniSantos e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP); José Carlos de Melo Bernardino, da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (FCTH) da Escola Politécnica da USP; e Jefferson Vianna Bandeira, do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN, da Comissão Nacional de Energia Nuclear). Também estará presente o diretor-geral da Antaq, Mário Povia.
 
O simpósio começará às 14h30, com a recepção dos participantes. Às 15 horas, está programado um colóquio científico. Nele, os especialistas vão orientar estudantes e pesquisadores locais sobre os estudos que serão debatidos na conferência e como essas discussões poderão ajudar os portos brasileiros. Às 18h30, haverá a abertura oficial do evento, seguida de palestras a serem ministradas pelos cientistas sobre os temas principais da Copedec. 
 
Conforme os organizadores, o simpósio “irá aproximar o Porto, suas empresas, seus profissionais e pesquisadores de seus pares internacionais, criando as condições para um novo salto de desenvolvimento no segmento”.
 
Inscrições
 
Os interessados em participar devem se inscrever, de forma gratuita, no site do evento criado pela Católica de Santos - www.unisantos.br/hotsites/pianc-copedec-2016
 
O simpósio tem o patrocínio da Libra Terminais e do Porto de Santos. E conta com o apoio da Brasil Terminal Portuário, da Praticagem de São Paulo, do Sistema A Tribuna de Comunicação, da Associação Comercial de Santos, da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe


Voltar