SINDAPORT questiona contratação de empresa de consultoria para modernização das Companhias Docas

Fonte: A Diretoria

Aproveitando a reunião com o secretário-executivo da Secretaria Especial de Portos e membro do Consad (Conselho de Administração da Codesp), Guilherme Penin Santos de Lima, na semana passada, o presidente do SINDAPORT e vice-presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP), Everandy Cirino dos Santos, abordou também a contratação de uma empresa de consultoria para modernizar as administrações portuárias. O trabalho está sendo desenvolvido a pedido da SEP.

“Foi explicado a Penin que na discussão da nova Lei dos Portos, a 12.615, os portuários conseguiram participar dos debates junto com o assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da República, José Lopes Feijó. Inclusive eu e o presidente da Federação Nacional dos Portuários, Eduardo Guterra, representando a CUT, participamos das audiências públicas sobre o assunto. Junto com o relator da lei 12.815, apresentamos algumas propostas para garantir os direitos dos trabalhadores, fomos atendidos e com isso conquistamos alguns avanços. No entanto, para participar dos debates sobre a consultoria para modernização das administrações portuárias ficamos de fora. Isso é um absurdo”, afirma o sindicalista.

Não temos muita informação sobre o assunto, não sabemos o valor dessa consultoria nem o prazo de duração. Só temos conhecimento de que esse trabalho vai começar pelos portos de Santos, Rio de Janeiro e Vitória e servirá de parâmetro para os demais, enfatizou Everandy Cirino.

“Como pode um trabalho desse porte ser contratado sem que a Federação Nacional dos Portuários e os Sindicatos, representantes dos empregados das Administrações Portuárias, sejam informados. Ou melhor, só ficamos sabendo por causa do vazamento de informações”, afirmou.

Diante dessas ponderações ao secretário-executivo da SEP, Everandy Cirino solicitou que técnicos da consultoria contratada façam uma apresentação aos sindicatos portuários e à Federação Nacional dos Portuários. Assim, os trabalhadores poderão tomar conhecimento sobre o que será essa modernização e também dar sugestões.

Segundo Everandy Cirino, Penin entendeu como justa a reivindicação da Federação e dos sindicatos portuários e garantiu que uma reunião será agendada em breve na SEP com os representantes dos trabalhadores, para que todos possam ser informados sobre o trabalho de modernização das Companhias Docas.

Quem é Penin?

Guilherme Penin Santos de Lima é economista do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) concursado. Em 2011, foi cedido para a Casa Civil sendo responsável pela área de infraestrutura da pasta. Também participou da elaboração e implementação do Programa de Investimento em Logística.

É formado em Ciências Econômicas na Universidade de São Paulo, com mestrado em Teoria Econômica.