Nomeados Conselho de Administração e novos diretores da APPA

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

O Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Paranaguá (CAP) indicou, na reunião da última quinta-feira (17), os nomes dos representantes dos trabalhadores e da classe empresarial que irão compor o Conselho de Administração (Consad) dos portos paranaenses. Outros três nomes foram indicados pelo Governo do Paraná, totalizando cinco membros do Consad. O conselho compõe a nova estrutura organizacional da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina que deixou de ser uma autarquia e passou a ser uma empresa pública.

A mudança de natureza jurídica é reflexo das alterações trazidas pela nova lei dos portos, que estabelece que todos os portos brasileiros devem ser administrados ou por empresas públicas ou por empresas de economia mista.

Com a regulamentação da nova empresa, pelo decreto publicado no início deste mês, a Appa passa a ter um Conselho de Administração, um diretor-presidente e outros sete diretores: administrativo-financeiro, de operações portuárias, de engenharia e manutenção, comercial, de meio ambiente, jurídico e do Porto de Antonina.

CONSAD – A formação do Consad é de três membros indicados pelo Governo do Estado, um membro representando os trabalhadores portuários e um representando a classe dos empresários. Na reunião da última quinta-feira (17), o CAP pôs em votação os nomes para comporem o Conselho.

Como indicados da classe trabalhadora estão Maria do Perpétuo Socorro Oliveira, como membro titular; e Orlei Souza Miranda, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Portuários (Sintraport), como suplente. Maria do Socorro é funcionária do quadro efetivo da Appa e membro do CAP.

Representando a classe empresarial, o G7, que congrega entidades do setor produtivo paranaense, indicou os nomes de Nilson Hanke Camargo e João Arthur Mohr para representarem como titular e vice, a classe empresarial. Os nomes foram acatados por unanimidade pelo CAP. Hanke Camargo é funcionário da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep); e Mohr é chefe de gabinete da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Já as indicações do governo foram os conselheiros José Richa Filho, que é secretário de Infraestrutura do Paraná; João Vicente Bresolin Araújo, presidente da Ferroeste; e Maria Antonieta Bertinato, que é funcionária da Secretaria de Infraestrutura e Logística. Como suplentes foram indicados Andrea Regina Abrão Martins, da SEIL; Rodrigo César de Oliveira, da Ferroeste e Solange Busnardo Mattiello, também da SEIL.

DIRETORES – Com a criação da empresa pública, a Appa passa a ter sete diretorias. A antiga diretoria técnica foi subdividida em duas e agora os portos paranaenses contam com um diretor de operações portuárias e um diretor de engenharia e manutenção. Paulinho Dalmaz, que já ocupava o cargo de diretor técnico da Appa desde 2011, passa a ser o novo diretor de engenharia e manutenção. O diretor de operações portuárias ainda não foi nomeado pelo Governo do Estado.

Foi criada também a diretoria de meio ambiente, para dar suporte a todas as questões ambientais que envolvem a atividade portuária e que hoje demandam muita força de trabalho dentro dos portos brasileiros. Para liderar a equipe ambiental da Appa foi nomeado Marco Aurélio Ziliotto, que é engenheiro ambiental e estava trabalhando na SEIL.

Também foi criada a diretoria jurídica da Appa, que será comandada por Jacqueline Wendpap, que estava ocupando o cargo de diretora administrativo-financeira da Appa. Para ocupar esta função foi nomeada a economista Xênia Arnt, que até então era responsável pelo Departamento de Planejamento da Appa.

A diretoria de desenvolvimento empresarial ganhou nova nomenclatura e passa a ser diretoria comercial. Lourenço Fregonese continua no comando do cargo, que tem ocupado desde 2011. Na diretoria do Porto de Antonina permanece Luis Carlos de Souza, que ocupa a função desde março de 2013.

Luiz Henrique Dividino deixa de ser superintendente e passa a ser diretor-presidente da nova empresa, continuando como principal executivo da Appa.