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Porto de Santos vive hoje retomada de investimentos

Fonte: A Tribuna On-line / Anderson Pomini*
 
Apresentamos proposta para a expansão do Porto de Santos, que ganha a cada dia mais protagonismo
 
Completamos um ano nesta importante missão frente à Autoridade Portuária de Santos (APS). Digo completamos porque somos um time, comandado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), sob a orientação do ministro Silvio Costa Filho e a liderança do presidente Lula.
 
Enfrentamos 2023 sob um orçamento que herdamos do governo antecessor, que tinha como meta privatizar a gestão do Porto de Santos e, por isso mesmo, defendeu outras prioridades, como um programa de demissão, que nos fez perder perto de 400 valorosos empregados. Não realizou investimentos e deixou o ativo pronto para ser vendido ao mercado via leilão.
 
Assumimos a direção e reposicionamos a casa, que conta com um quadro fixo altamente competente. Demos a largada a um novo tempo com ousadas e novas metas, como a retomada do projeto do túnel Santos-Guarujá, as obras do Parque Valongo, em parceria com a Prefeitura; as obras da Perimetral da Margem Esquerda; as melhorias necessárias à Margem Direita; obras de aprofundamento do canal; obras no bairro Alemoa; sistema de monitoramento on-line (VTMIS), entre tantos trabalhos essenciais.
 
Já iniciamos importantes obras, como a dragagem dos seis berços de atracação, entre os armazéns 12-A e 21/22; a recuperação emergencial de trechos da Perimetral da Margem Esquerda; a pera ferroviária, fruto do diálogo que colocou fim a uma disputa judicial de dez anos entre a APS e a Marimex. Também reabrimos o Museu do Porto de Santos; implementamos o receptivo com a visitação no Porto pelo Canal de Navegação; reintegramos o Porto com os trabalhadores por meio dos sindicatos; iniciamos um bom diálogo com os caminhoneiros, que já resultou na abertura de novos estacionamentos, entre diversas práticas.
 
Nosso ousado plano de ação e metas recebeu total apoio do Ministério, que retirou o Porto de Santos do Programa de Privatização e nos concedeu a delegação de competência para a autogestão, nos conferindo autonomia para demonstrarmos que uma empresa pública pode e deve ser eficiente com boa governança e transparência.
 
Esse plano de retomada reinseriu o Porto de Santos no centro das atenções do Governo Federal e ao completarmos 132 anos, no dia 2 de fevereiro, recebemos pela primeira vez na história a visita do presidente da República e do vice, vários ministros de Estado, deputados, prefeitos, sindicalistas e toda a comunidade portuária. A sede da antiga e centenária Cia. Docas abriu suas portas para a cúpula do Governo Federal, autoridades e para toda a população. Uma data que já entrou para a história do Porto de Santos.
 
Este evento consagrou a retomada do Porto de Santos, marcada por uma gestão democrática, transparente, preocupada com o meio ambiente, ESG, com a geração de empregos e com o crescimento sustentável, tecnológico e inclusivo do Porto.
 
Apresentamos nosso plano de governo e a proposta para a expansão do Porto de Santos, que ganha a cada dia mais protagonismo e reforça seu compromisso com a pauta integração Porto-Cidades, em especial com as cidades de Santos, Guarujá, Bertioga e a Baixada Santista, o Estado de São Paulo e o Brasil.
 
Abrimos um concurso público para 250 novos profissionais, o que não ocorria há 13 anos. Planejamos a concessão da dragagem para mais de 25 anos, garantindo a previsibilidade e a segurança para chegarmos aos 16 e, depois, aos 17 metros de calado. Já estamos recebendo os navios com 366 metros, dentre os maiores do mundo.
 
Projetamos, para os próximos cinco anos, investimentos totais de R$ 21,28 bilhões, sendo R$ 12,6 bilhões em recursos públicos, que representam um aumento de 160 vezes em relação ao gasto nos cinco anos passados pelas gestões anteriores.
 
O caminho, agora, é o crescimento, melhorar a logística e ajudar o Brasil. Os desafios são imensos. Mas já começamos a retomada dos investimentos e a integração com as cidades. Pretendemos deixar um importante legado e, para isso, contamos com o fundamental apoio de todos.
 
*Anderson Pomini é advogado e presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS)
 

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