1º audiência pública do túnel levanta questões sobre desapropriações

Fonte: BE News

Também foram feitos questionamentos sobre o traçado do projeto

A Associação Comercial de Santos (ACS) recebeu, na manhã desta quarta-feira (17), a primeira audiência pública referente ao projeto do túnel submerso Santos-Guarujá (SP). A audiência foi realizada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e presidida pelo seu diretor-geral, Milton Persoli.

Os principais questionamentos feitos pelos participantes foram sobre desapropriações e o traçado do projeto. Isso porque há dois projetos sobre a mesa: um é o da Dersa, antiga estatal do Governo do Estado, que prevê desapropriações do lado Santos, na região dos bairros Macuco e Estuário; outro é da Autoridade Portuária de Santos (APS), que indica desapropriações de imóveis apenas no lado Guarujá.

Outros temas envolveram questões socioambientais, impactos do tráfego de veículos pesados nos trechos urbanos dos dois municípios, além das mitigações nos trechos rodoviários e aquaviários durante o período de obras do túnel.

A dinâmica contou ainda com uma apresentação técnica referente ao projeto, comandada pela Diretora de Assuntos Econômicos e Financeiros da Companhia Paulista de Projetos (CPP), Raquel Carneiro.

A apresentação mostrou como será a realização das obras do túnel, preço tarifário para os veículos de passeio e também veículos pesados, a modelagem jurídica e financeira, implantação do canteiro de obras e criação de docas secas, entre outros.

A sessão pública contou com as participações de Anderson Pomini, diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos, Gabriela Costa, chefe de gabinete do Ministério de Portos e Aeroportos, Amanda Seabra, diretora do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) da Casa Civil e Alber Vasconcelos, diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).