Notícias

Porto de Santos e Portos do Paraná assinam protocolo de intenções

Fonte: BE News
 
Documento foi assinado pelos presidentes das Autoridades Portuárias e pelo secretário de Portos, Alex Ávila
 
As Autoridades Portuárias dos dois maiores portos do Brasil, de Santos e de Paranaguá, assinaram na quinta-feira (11) uma carta de intenções com o objetivo de desenvolver acordos de cooperação técnica mútua. O acordo foi firmado durante visita da comitiva do Porto de Santos à Portos do Paraná, com presença do secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Ávila, que também assinou o documento.
 
A carta de intenções tem como objetivo aprimorar a competividade dos portos, além da troca de experiências nas operações portuárias.
 
“É uma carta de intenção entre os dois portos para que possamos trabalhar para aprimorar a nossa classificação, dando a garantia ao exportador que aqui é um porto seguro. Um exemplo são as práticas de classificação do pátio de triagem, que serão trabalhadas de uma forma conjunta para encontrar as melhores soluções”, comentou Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.
 
Para o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, a proposta é fazer justamente com que as equipes técnicas troquem as suas experiências.
 
“A ideia é copiarmos e aprendermos, em conjunto com o Porto de Paranaguá, aquilo que Paranaguá já enfrentou, principalmente sobre modelagem jurídica, realização de leilões, impugnações – tudo pensando na maior eficiência para que entregarmos os resultados esperados”, disse.
 
“Nós, como Secretaria de Portos e sendo os gestores do sistema portuário nacional, vemos essa iniciativa como uma excelente ação conjunta e temos certeza que esse tipo de agenda só tem a proporcionar excelentes resultados”, destacou o secretário Ávila.
 
Visita técnica
 
O presidente do Porto de Santos declarou que a visita da comitiva santista se deu por conta da excelência dos portos paranaenses.
 
“Os números falam por si, além das premiações e o reconhecimento da excelência da gestão atual da Portos do Paraná. O Porto de Santos, movimenta 174 milhões de toneladas, 30% da corrente comercial passa por ali, mas a nossa ideia é copiarmos a boa gestão de Paranaguá para implementarmos no Porto de Santos. Se nós tivermos eficiência com esse potencial que se apresenta, pode ter certeza que esses números serão outros daqui há alguns anos”, disse.
 
Na quarta-feira (10), uma parte da comitiva já estava em Paranaguá e teve acesso aos resultados de operação e engenharia paranaense, além da infraestrutura da Portos do Paraná durante uma visita ao cais do Porto de Paranaguá. Já na quinta-feira (11), o grupo participou de uma visita marítima, um sobrevoo de helicóptero na área portuária e acompanhou apresentações sobre gestão de contratos e convênio de delegação.
 
Além do diretor-presidente, também recepcionaram os visitantes o diretor de Engenharia e Manutenção, Victor Kengo; o diretor jurídico, Marcus Freitas; o diretor de Meio Ambiente, João Paulo Santana; o diretor de Operações, Gabriel Vieira; gerentes e coordenadores de diversos setores da Portos do Paraná.
 
Além do presidente da autoridade portuária santista, fizeram parte da comitiva do Porto de Santos o diretor de Operações, Beto Mendes, o gerente de Relações Institucionais, Guilherme Fernandes de Souza, o assessor do diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação, Luiz Henrique Garcia, e o gerente de Planejamento Estratégico, Rodrigo Tommasi Marinho.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe


Voltar