Artigos e Entrevistas

Protagonismo do Porto de Santos

Fonte: A Tribuna On-line / Bruno Orlandi*

Nos últimos anos, o Porto de Santos tem se destacado como verdadeiro protagonista não apenas na região, mas também no cenário nacional. Recentemente, o ministro de Portos e Aeroportos anunciou um ambicioso plano de investimentos, que totaliza a impressionante cifra de R$ 20 bilhões. Essa notícia não poderia ser mais bem-vinda para nossa cidade. Enquanto secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, vejo com orgulho o Porto assumindo seu merecido lugar de destaque, reforçando a estreita relação Porto-Cidade. Enquanto santista, é com entusiasmo que testemunho o compromisso renovado com o desenvolvimento do nosso Porto.

Com esses investimentos, veremos a concretização de projetos há anos aguardados, como a transferência do terminal de passageiros para a área ao lado do Parque Valongo, que em breve se tornará uma realidade. Além da construção do túnel Santos-Guarujá, que representa um marco histórico, eliminando os congestionamentos e facilitando o acesso entre as duas cidades.

Além disso, o governador Tarcisio de Freitas autorizou estudos para uma terceira pista no Sistema Anchieta-Imigrantes, reconhecendo a importância vital do acesso rodoviário para o desenvolvimento do porto. Essa medida evidencia o compromisso em melhorar a conectividade entre a capital paulista e a Baixada Santista. Os recursos anunciados pelo Governo de São Paulo para obras de revitalização na Alemoa Industrial, área crucial para o fluxo de caminhões na região portuária, também visam beneficiar a cidade e desafogar o tráfego, destacando a importância estratégica do acesso viário para o Porto de Santos.

Esses, e outros projetos anunciados, não apenas refletem o compromisso das autoridades com o progresso de Santos, mas também simbolizam a concretização de aspirações de toda uma comunidade, ansiosa por ver sua cidade prosperar. Os investimentos não só modernizarão as instalações portuárias, mas também criarão oportunidades de emprego para os moradores.

É crucial reconhecer que o progresso do porto está intrinsecamente ligado ao progresso da cidade. Hoje, o Porto de Santos é responsável por cerca de 30% da balança comercial do País, os recursos alocados para melhorias e expansões portuárias aumentarão a eficiência das operações portuárias, caminhando para transformar Santos em um hub port, como também gerarão empregos diretos e indiretos em uma variedade de setores, desde logística até serviços de suporte.

O verdadeiro sucesso do Porto de Santos não se mede apenas em números de toneladas movimentadas ou em investimentos anunciados. É sobre as pessoas que se beneficiam diretamente dessas melhorias. São os trabalhadores portuários que encontram emprego estável e digno. São os empresários locais que veem suas operações expandirem-se graças ao aumento do comércio marítimo. São os moradores de Santos que desfrutam de uma economia próspera e de uma cidade mais vibrante.

À medida que avançamos em direção a um futuro promissor para o Porto de Santos, devemos manter um compromisso firme de cooperação entre os setores público e privado, garantindo que cada investimento seja estrategicamente planejado para beneficiar tanto o porto, quanto a comunidade que o rodeia. Em suma, o Porto de Santos é o coração de nossa cidade, impulsionando o progresso econômico e social.

*Bruno Orlandi, Secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos