Artigos e Entrevistas

Thank you, gracias, muito obrigado!!!

Fonte: A Tribuna On-line / Maxwell Rodrigues*
 
Trabalhadores portuários darão a sua parcela de contribuição para com a sociedade
 
 
Novamente os trabalhadores portuários darão a sua parcela de contribuição para com a sociedade. Todos os segmentos estão passando sérias dificuldades com a pandemia, de fato um dos golpes mais duros que o país poderia enfrentar. 
 
Tanto quanto todos, mesmo atordoados e com medo do risco de contaminação eles estão a postos, em seus lugares como bons soldados, servindo a nação, trabalhando arduamente não só para movimentar cargas como também a esperança daqueles que precisam de insumos, do abastecimento e das mercadorias.
 
Em nenhum momento os trabalhadores portuários, quer sejam vinculados ou avulsos, como estivadores, conferentes, consertadores, vigias de bordo, trabalhadores de bloco, guindasteiros e trabalhadores de capatazia pararam suas atividades e estão dando, desde o início da pandemia, total apoio para que o porto continue a cumprir o seu papel dentro do comércio exterior brasileiro. Contribuindo para a balança comercial brasileira e fortalecendo cada vez mais a corrente de comércio na exportação ou importação de bens e serviços.
 
Isto mostra a maturidade dos trabalhadores e do setor portuário no maior complexo portuário da América do Sul.
 
Muita especulação em torno de paralisações, mas esta classe ficou vinte quatro horas por dia de prontidão, em todos os sete dias da semana.
 
Todo o esforço demonstrado pelos trabalhadores portuários, apesar do alto risco envolvido, não tem de ser considerado somente como atividade essencial, conforme lei de combate à covid-19, mas também como sinônimo para que esta classe seja priorizada no processo de imunização. Uma vez vacinados, estarão seguros para continuar exercendo as suas atividades. #vacinajáparaostrabalhadoresportuários.
 
Após os recordes do Porto de Santos e com todos os desafios enfrentados no setor portuário nacional, não poderia eu deixar de enaltecer o esforço coletivo desta nobre classe.
 
É esta classe que movimenta os portos do Brasil. 
 
Estamos vivendo dias muito difíceis e jamais iremos apagá-los da memória, mas ainda há motivação para todos, com a perspectiva de atração dos novos investimentos e criação de postos de trabalho portuário para um futuro não muito distante.
 
Existe tempo certo para cada coisa, momento oportuno para cada propósito.
 
Tempo de nascer, tempo de viver; tempo de plantar, tempo de colher e com certeza haverá o tempo de olhar com maior profundidade para esta classe que movimenta 1/3 do PIB nacional.
 
Hoje o tempo é de agradecer! O nosso muito obrigado estivadores, conferentes, consertadores, vigias de bordo, trabalhadores de bloco, guindasteiros, trabalhadores de capatazia e todos aqueles que, como eu, amam o porto e por ele dedicam boa parte de sua vida!
 
*Maxwell Rodrigues, executivo e apresentador do Porto 360º. Possui mais de 20 anos de experiência em tecnologia e automação portuária.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe


Voltar