Notícias

Proposta anexa Justiça do Trabalho à Justiça Federal

Fonte: DCI
 
Está nas mãos do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), sugestão de emenda constitucional que funde os dois segmentos do Judiciário da União
 
Está nas mãos do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), uma sugestão de Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que anexa a Justiça do Trabalho à Justiça Federal, para dar sequência à onda de modificações introduzidas há um ano pela reforma trabalhista.
 
A ideia da PEC poderá ser levada à equipe de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro, aproveitando a ideia de campanha do candidato de desburocratizar as relações de trabalho no País e reduzir custos com a máquina administrativa do Poder Judiciário da União.
 
Houve pressão para o surgimento da proposta em razão da resistência de entidades dos magistrados da Justiça do Trabalho para aplicar dispositivos da reforma trabalhista. Isso já  considerado superado por não ter sido concretizada tal ameaça, o que diminui o entusiasmo pela mudança.
 
Liberalismo econômico
 
O foco da PEC coincide com a pregação feita pelo deputado federal eleito Kim Katagari (DEM-SP), um dos coordenadores do Movimento Brasil Livre (MBL), organização antipetista que defende o liberalismo econômico e que se destacou nos protestos realizados em vários pontos do País em 2013 contra o governo da presidente Dilma Rousseff.
 
Com 22 anos e mesmo com primeiro mandato, Katagari vislumbra sonhos mais altos. Pretende inclusive disputar a presidência da Câmara em fevereiro, enfrentando o próprio Rodrigo Maia, que já se lançou candidato à reeleição.
 
“Nos grandes países desenvolvidos do mundo, como nos Estados Unidos e no Canadá, a Justiça do Trabalho não existe”, prega Katagari em um de seus vídeos no You Tube. “Se o trabalhador se sentir lesado pelo seu empregador, pode recorrer à Justiça comum”, acrescenta.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)



Compartilhe


Voltar