Portuários da Codesa farão paralisação de dois dias

Fonte: Século Diário

Os trabalhadores portuários da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) aprovaram a deflagração de uma paralisação de dois dias entre 15 e 17 de dezembro por conta do descumprimento do acordo coletivo de trabalho pela companhia.

A paralisação foi decidida em assembleia promovida pelo Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES) no último dia 1º.

Dentre os motivos que levaram à aprovação da paralisação está o descumprimento da oferta de transporte aos trabalhadores para deslocamento em horário que não tem linha de ônibus regular; o não cumprimento da cláusula do acordo que estabelece que a Codesa deve substituir o uniforme a cada dois anos ou em caso de necessidade; e o descumprimento de procedimentos nos planos de saúde e odontológico.

Os portuários da Codesa também apontam que a companhia vem descumprindo o pagamento de percentuais e de adicionais de trabalhadores em operação; a escala de trabalho; e que falta tratamento isonômico dos trabalhadores no treinamento para operar nova tecnologia.

Em 27 de setembro, o Suport enviou ofício à Codesa dando prazo de 30 dias para que regularizasse a situação, mas não houve resposta. A entidade ressalta que vem acontecendo um processo de adensamento na companhia.

Além disso, o sindicato lembra que há a questão da nova tecnologia que vem sendo implantada, um sistema de controle de navegação chamado VTMIS. Por força de uma cláusula do acordo coletivo, a Codesa deveria avisar ao Suport sobre essa nova tecnologia, fazer o aproveitamento e dar o treinamento para os empregados. No entanto, o sindicato considera que a Codesa restringiu esse treinamento a uma categoria, deixando outras de fora. A entidade cobra que todos tenham oportunidade de se candidatar a este treinamento, que tem alguns pré-requisitos, mas a alega que a Codesa não deu publicidade e só ofertou o treinamento a um grupo restrito de trabalhadores.