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Mau presságio

Fonte: AssCom Sindaport / Denise Campos De Giulio



Um dia após tomar posse como novo titular da Secretaria de Portos (SEP), o ministro Herder Barbalho já pôde sentir o tamanho do desafio que terá pela frente em razão da infinidade e dos mais diversos problemas que atracam nos portos brasileiros todos os dias, começando pelos complexos instalados em sua própria terra natal, o bonito Estado do Pará.
 
Isto porque, na manhã desta terça-feira (6), uma embarcação que transportava gado vivo naufragou no porto de Vila do Conde, situado na Ponta Grossa, município de Barcarena. A carga viva teria como destino a Venezuela e o porto de Beirute, no Líbano.
 
Segundo informou a Capitania dos Portos, o comunicado foi feito ao órgão por volta das 8h da manhã pela direção da Companhia Docas do Pará (PA). Uma lancha da Marinha do Brasil esteve no local para apurar as circunstâncias do acidente que envolveu aproximadamente 5 mil bois. Não se sabe exatamente quantos morreram.
 
De acordo com funcionários do Porto de Vila do Conde, sem qualquer motivo aparente, por volta das 9h20 a embarcação começou a adernar de forma gradativa e afundando lateralmente. Muitos animais ficaram presos dentro do navio e outros caíram na água. Alguns subiram na lateral da embarcação para tentar se salvar. 
 
Ainda pela manhã desta terça-feira, a Companhia Docas do Pará (CDP) emitiu uma nota de esclarecimento:
 
"A Companhia Docas do Pará (CDP) vem a público esclarecer que no início da manhã desta terça-feira (06/10/15), o navio AIDAR, de bandeira Libanesa, sofreu um acidente no porto de Vila do Conde, em Barcarena.
 
O navio AIDAR ao finalizar o carregamento de 5.000 (cinco mil) cabeças de boi, da Exportadora Minerva, com destino a Venezuela, adernou para cima do cais e ainda não se sabe as causas do acidente.
 
A CDP esclarece ainda, que todos os órgãos envolvidos como Capitania dos Portos, Bombeiros, Polícia Federal,  estão trabalhando para tentar resgatar os animais que estão no navio".
 
Além da carga viva, o Porto de Vila do Conde opera com granéis minerais, onde registra suas maiores movimentações, agrícolas e líquidos, além da carga geral e contêineres. O porto é considerado a principal porta para o Comércio Exterior brasileiro para a exportação do animal.
 
É bom o novo mandatário da SEP recorrer às crenças daquela região e pedir as bênçãos do Curupira, Boto, Saci Pererê, Boitatá, Cobra Grande e outros, rogando fervorosamente por uma tranquila e profícua administração. Talvez o Círio de Nazaré seja oportuno. Sem dúvida alguma, o naufrágio que resultou na morte dos animais logo no primeiro dia de trabalho é um mau presságio. Xô zica !!!!!
 

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