Artigos e Entrevistas

Empresário cobra mais investimentos em infraestrura no Porto

Fonte: Jornal da Orla

Bayard Umbuzeiro afirma que há mudanças, mas ainda há muito o que melhorar

Em entrevista ao programa Jornal da Orla na TV, o empresário Bayard Umbuzeiro, que comanda a tradicional empresa Transbrasa, afirma que houve avanços no Porto de Santos (que comemora 123 anos), o maior da América Latina, mas cobra dos governos federal e estadual mais investimentos em obras de infraestrutura. Segundo ele, que atua no setor há 40 anos, os empresários só não investem mais por falta de "segurança jurídica". Veja abaixo, os principais trechos da entrevista:

Como está a situação do Porto de Santos,  que é o principal porto da América Latina?

Bayard Umbuzeiro - Eu diria que o Porto de Santos caminha mais ou menos dentro do mesmo parâmetro da economia brasileira. Mas em termos operacionais o Porto melhorou. Essa nova diretoria que aí está, está conseguindo manter, não em níveis fantásticos, mas em níveis satisfatórios.

Mas há muitos desafios pela frente, a começar pela entrada de Santos. Agora se fala que vai ter uma nova entrada, que vai ter um projeto para atender o Porto e os turistas. Mas esse projeto já deveria ter sido feito, não é?

Bayard Umbuzeiro - Eu estou no Porto há 40 anos, há no mínimo 20 tem gente que fala nisso. Eu acho que o prefeito Paulo Alexandre Barbosa está se movimentando bastante em relação a esse assunto, mas os governos federal e estadual estão muito atrasados em relação aos acessos ao Porto. Pois isso não é só estrada, tem que ver a parte de ferrovia. Embora eu tenha uma opinião em relação à ferrovia, porque a falta de pátios ao longo do cais limita muito a atividade ferroviária no Porto. Mas é realmente lamentável que nós tenhamos de estar lembrando dos acessos. Isso (a falta de ação) produz uma despesa, um custo Brasil, que é uma coisa horrível.

E a iniciativa privada?

Bayard Umbuzeiro - Eu diria a você que os empresários até deixaram de investir muito nos portos brasileiros de um modo geral, porque ainda não existe aquela segurança jurídica necessária para que os empresários, efetivamente, invistam maciçamente em infraestrutura. Ou seja, eles poderiam ter investido muito mais. Fala-se em bilhões de reais nesses investimentos que os empresários estão dispostos a fazer, mas ninguém vai fazer investimento se não tiver segurança jurídica. Empresário só coloca dinheiro onde ele vê retorno e com algum lucro, evidentemente, senão não vai colocar. Hoje, uma LCI (Letra de Câmbio Imobiliária) paga livre de imposto de renda 10,5% ou 11% ou ano. Aí dizem que isso tem curta duração, mas eu não sei, porque com o patamar dos juros e a economia, como está indo... Quer dizer, o sujeito que tem algumas economias vai se arriscar para quê, se ele tem um rendimento financeiro que lhe dá tranqüilidade?

E o governo federal anuncia medidas duras, de ajuste, para corrigir seus próprios erros, mas mantém 39 ministérios...

Bayard Umbuzeiro - Eu achei até que os novos ministros da área econômica são bons técnicos e eles tiveram coragem em aceitar os cargos numa situação desconfortável como essa, em que vemos corrupção por todo canto, a economia lá embaixo. E  o governo continua gastando, perdoando dívida, mandando dinheiro para fora.

E isso desestimula o empresário...

Bayard Umbuzeiro - Não só desestimula. É uma pena que a grande maioria da população brasileira passa longe dessa compreensão, para ver essa besteira que fizeram de manter o PT no poder. Eu não tenho problema nenhum de falar isso, porque é evidente. É aquela sensação de "fiquei com a broxa na mão, porque tiraram a escada debaixo do meu pé". E como é que fica? Essa é uma situação que nós. que somos empresários e pagamos impostos (os mais altos do planeta), sabemos quanto custa isso. E a gente não vê onde está o retorno dos impostos que a gente paga

E, apesar de todas as dificuldades, o senhor, como empresário, continua investindo e apostando no Porto. Na sua visão, quais são os próximos desafios do Porto de Santos?

Bayard Umbuzeiro - Eu acho que a dragagem do Porto, e a construção e a manutenção dos taludes no costado do Porto, porque se você dragar muito cai todo. O Porto continua sendo patrimônio do Brasil. Mas o grande desafio é infraestrutura, e isso depende dos governos federal e estadual. E o município precisa fazer pressão, porque senão o munícipe santista, que anda com seu automóvel aqui, vai passar por uma situação difícil de locomoção. Mas você quer que o Porto não tenha caminhão e trem? É um absurdo, isso. Então é preciso conviver com essa relação do caminhão com o automóvel. Essa relação porto-cidade tem que ser entendida, sobretudo, pelos moradores da cidade. O Porto é uma dádiva de Deus.

Do lado dos empresários, é preciso que eles tenham a segurança jurídica e a confiança no governo para investir no Porto?

Bayard Umbuzeiro - Sem dúvida alguma. E isso é uma coisa que as associações de classe ficam martelando. Nós esperamos que haja um entendimento agora com esses novos ministérios.

O senhor continua acreditando?

Bayard Umbuzeiro - Sou santista de nascimento e de coração, Beneficência Portuguesa, 22 de setembro de 1940. 74 anos de vida e 40 de Porto. E sempre acreditando.