Artigos e Entrevistas

Querginaldo Camargo deixa a Ecoporto

Fonte: Sindaport / Everandy Cirino dos Santos (*)

Na semana passada, mais precisamente na terça-feira (4/11), a comunidade portuária foi pega de surpresa e está atônita com a exoneração do Sr. Querginaldo Camargo, diretor de Relações Institucionais da Ecoporto Santos, empresa do Grupo Ecorodovias, instalada na região do Saboó, que opera no ramo da importação e exportação de cargas.

Atuando sempre em defesa dos interesses das empresas e entidades por ele representadas, Querginaldo entrava em choque com os sindicatos dos trabalhadores portuários, principalmente os do segmento avulso. Apesar disso, sempre buscou o diálogo no mais alto nível ainda que sua linha de defesa e argumentos fossem totalmente opostos aos defendidos pelos sindicatos portuários.

Além do cargo que ocupava na Ecoporto, Querginaldo também exercia o cargo de presidente do SOPESP – Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo com mandato até o próximo dia 10 de dezembro do corrente ano, data em que a entidade patronal realizará eleições visando à composição de sua diretoria para o próximo mandato. Não se sabe se até lá o executivo permanecerá à frente do Sopesp ou se será substituído pelo mandatário do Grupo Libra, Roberto Teller.

Além disso, Querginaldo também é diretor do Órgão Gestor de Mão de Obra de Santos (OGMO/Santos) bem como membro do Conselho de Autoridade Portuária (CAP).  Apesar de rotineiras no processo de reestruturação administrativa de empresas e terminais da iniciativa privada, assim como para as empresas públicas, não podemos deixar de registrar que tais mudanças são extremamente traumáticas para qualquer profissional e ser humano, ainda mais ocupando um cargo de representatividade tão importante como o de Querginaldo.

Por sua determinação, ética e profissionalismo, naturalmente refletidos nos mais difíceis embates mantidos em defesa dos interesses da empresa, o ex-diretor da Ecoporto Santos angariou o respeito na comunidade marítima. Ao longo dos anos, colecionou amigos e inimigos em sua trajetória, não só com os trabalhadores portuários como também com alguns de seus pares dentro do próprio segmento empresarial.

Que isso sirva de exemplo para outros detentores de cargos de empresas que sempre procurem buscar o diálogo e consenso, porque o futuro profissional na atividade portuária é muito inconstante.

Companheiro, apesar dos conflitos o SINDAPORT deseja sucesso nos novos desafios.

(*) Everandy Cirino dos Santos, presidente do Sindaport