Sindaport na Mídia

Desafios do Porto Santista

Boqnews - Por Nara Assunção

Na próxima quinta-feira (2), o Porto de Santos - o maior complexo portuário da América Latina - completa 120 anos. Com recordes de movimentação em 2011, a expectativa é que o crescimento seja ainda maior neste ano, ultrapassando os 100 milhões de toneladas.

Para 2024, de acordo com o diretor de Planejamento Estratégico e controle da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) - responsável pela administração do local -, Renato Barco, a expectativa é que o número ultrapasse as 240 milhões de toneladas de cargas.

Os desafios para o crescimento esperado, porém, continuam os mesmos. Muitos projetos estão em andamento, outros ainda nem saíram do papel e continuam levantando polêmicas, como o caso da ligação seca entre Santos e Guarujá.

Para o secretário de Assuntos Portuários e Marítimos e presidente do CAP, Sérgio Aquino, as prioridades são equacionar as acessibilidades do porto e modernizar os processos logísticos, além de continuar o programa de dragagem e aprofundamento. "O canal e as bacias de evolução já estão em fase final, mas ainda faltam os pontos de atracação, que devem ser reforçados e drogados para a nova profundidade. Com isso, deve-se começar em 2013 a fase 2 aprofundar o porto para 16 ou 17 metros", ressalta. De acordo com Renato Barco, a dragagem deve ser finalizada em quatro meses. "Com esta dragagem - com 15 metros- o Porto ganhará maior importância, trazendo navios de outros portes, com mais cargas. Ganha em produtividade".

Em relação à acessibilidade terrestre, Aquino ressalta que as perimetrais deverão receber atenção especial. "É importante que a Margem Direta seja finalizada e também a de Guarujá. As obras de Santos avançaram mais, só que hoje a tendência é que as perimetrais de Guarujá terminem e Santos ainda não tenha concluído os dois trechos que restam", diz.

Modernizar processos logísticos, de acordo com Aquino, também deve ser prioridade. "É preciso ter um sistema de controle, com programação prévia dos caminhões, por meio do agendamento eletrônico. Além disso, a automatização dos gates também é essencial para terminar com as filas nas portas dos terminais", ressalta. Neste sentido, Renato Barco acredita que é necessário uma maior interação entre terminais e a própria produção.

Empreendimentos

Empreendimentos importantes estão se instalando no Porto, com novos segmentos que são -de acordo com Sérgio Aquino - estratégicos para a Cidade, como apoio offshore e logística do petróleo, além de apoio naval. "É uma recolocação da questão portuária", ressalta. Dois novos grandes terminais, como lembra Renato Barco, também aumentarão ainda mais a capacitação portaria, como os da Embraport e BTP, que em breve iniciarão suas atividades.

Praticagem

De acordo com o presidente do serviço de Praticagem do Porto de Santos, Fábio Mello Fontes, o setor já está preparado para o crescimento esperado. Atualmente, existem 52 práticos que se dividem para atender as embarcações. "O número de cargas dobrará, mas isso não significa que também dobrará o número de navios. O aumento de embarcações deve ser de 15 a 20% nos próximos anos. Número que já podemos atender. Acredito que estamos prontos até 2030".

Nos últimos anos, de acordo com Fontes, o setor tem se modernizado, já no intuito de atender a demanda. "Em breve, lançaremos o departamento de batimetria, que mede a profundidade do estuário. Estes números são dinâmicos e atualmente ainda temos que esperar pelos dados. Com o novo sistema saberemos em tempo real. O projeto está em fase de implantação e deve ser colocado em funcionamento em pouco tempo", ressalta.