Sindaport na Mídia

Santos terá centro de ensino portuário

Fonte: A Tribuna - 24/06/2013

Nos próximos quatro anos, Santos terá mais 8 mil vagas em cursos de qualificação profissional para a área portuária. Elas serão criadas a partir de um projeto em desenvolvimento pela unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) na Cidade e que prevê a reconstrução das instalações locais do órgão e a mudança de seu perfil, a fim de atender a demanda crescente no setor.
 
O objetivo é duplo: requalificar aqueles que já estão no mercado e preparar os jovens que pretendem atuar nos terminais do Porto de Santos. O investimento total passará de R$ 80 milhões e a obra deve começar no fim deste ano.
 
Com 57 anos de existência, o antigo prédio do Senai, na Ponta da Praia, dará lugar a um edifício de sete andares, com um anexo exclusivo para o novo Centro de Tecnologia Portuária (CTP).“Queremos nos tornar a referência na área. Voltaremos o nosso foco ao Porto, explica o diretor da unidade. Getúlio Rocha Júnior. O projeto, que se baseia em iniciativas semelhantes em cidades portuárias da Europa, deverá ser concluído em até 30 meses, em 2017.
 
O diretor conta que os cursos serão divididos em quatro vertentes: gestão, operação, manutenção e segurança. Os módulos terão duração variada, de 160 horas (distribuídas em dois meses) até um ano. “Dentro desse novo prédio, teremos à disposição dos alunos um transtêiner”, conta o diretor.
 
O equipamento, que é utilizado para a movimentação de contêineres nos pátios do terminais, ficará dentro do anexo, totalmente coberto. Além disso, o valor investido possibilitará a compra de simuladores virtuais e de aparelhagem técnica. Os cursos vão além, ao também atender a demanda de capacitação aquaviária.
 
Nas próximas semanas, o Senai deverá ser homologado pela Marinha do Brasil para ministrar os cursos do Programa do Ensino Profissional Marítimo (Prepom). Até então, apenas o Centro de Excelência Portuária (Cenep),órgão da Codesp localizado na Avenida Mário Covas, tinha habilitação para ministrar as aulas da iniciativa.
 
“Vamos unir esforços e ampliar o número de vagas”. TRANSIÇÃO No próximo mês, parte dos cursos do Senai Santos será realocada para um edifício, na Ponta da Praia. Vão para essa instalação as oficinas mecânicas e seus programas de ensino. Até o fim do ano, os demais cursos serão deslocados para outro prédio, que está sendo negociado pela instituição. Somente então o prédio será demolido e a nova unidade começará a ser construída. Ela poderá atender 24 mil alunos por ano.
 
“Criamos, no ano passado, o (curso) Técnico de Portos. Foi o primeiro dessa nova fase do Senai”, disse o diretor. Os cursos atuais não serão extintos, mesmo que a intenção do Senai seja transformar a unidade da Ponta Praia em uma referência para a capacitação portuária, garantiu o dirigente. “Ninguém precisará mais sair da região para se capacitar. Tudo poderá ser feito aqui”, destaca Getúlio Rocha Júnior.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe