Artigos e Entrevistas

Expansão do porto do Pecém (CE) recebe primeiro sinal verde do Ibama

Fonte: Folha de S. Pàulo / Maria Cristina Frias (*)



O porto do Pecém, no Ceará, ganhou o primeiro aval do Ibama para uma ampliação que atenderá a siderúrgica em construção no município de São Gonçalo do Amarante (a 60 km de Fortaleza).
 
O órgão concedeu nesta semana a licença prévia para a expansão do terminal de múltiplo uso. O processo de licenciamento tem três etapas até o início da operação.
 
As obras, orçadas em R$ 560 milhões, serão bancadas pelo governo cearense, com financiamento do BNDES.
 
O Ibama ainda não autorizou o início efetivo da ampliação, mas considerou o projeto viável e deu condições para que seja implantado.
 
A intenção é ampliar vagas para a chegada de navios, com dois novos berços destinados ao transporte de placas de aço, e construir uma ponte com 32 metros de largura para acesso ao porto, localizado em alto-mar.
 
"Hoje, como existe uma ponte única, há sempre o risco de que o acesso ao porto offshore seja bloqueado se algum problema ocorrer. Como queremos trabalhar com maior quantidade de carga, a obra é necessária", diz Erasmo da Silva Pitombeira, presidente da Cearáportos.
 
A companhia, que administra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, estima que a expansão seja concluída em 2015, perto do início da operação da siderúrgica.
 
A usina é resultado da parceria entre a Vale e as coreanas Dongkuk e Posco. O complexo sediará ainda a refinaria Premium II, da Petrobras.


 


(*) Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial
 


Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe