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Terminal Libra Rio: Será que as mudanças serão positivas para os usuários? Devemos confiar?

Fonte: ComexBlog / André de Seixas (*)



Em 13 de dezembro de 2012 publicamos o artigo Terminal Libra Rio: por que o atendimento é tão ruim?. O artigo teve centenas de milhares de acessos no site que o publicou, assim como em outras mídias parceiras que o replicaram.
 
Com efeito, no dia seguinte da publicação, recebemos um contato do Terminal Libra e agendamos uma reunião para o dia 18 de dezembro. Na reunião, estavam o Diretor Geral do terminal, o Gerente Comercial e o Gerente de Planejamento.
 
Conversamos muito e tive a oportunidade de passar o sentimento de revolta das todas as pessoas que trabalham junto ao terminal e de ouvir que eles têm consciência dos problemas e que estão investindo centenas de milhões de reais em ampliação de cais, armazéns, equipamentos, etc. Bem, algumas mudanças significativas foram feitas de lá para cá.
 
Com a publicação do artigo, muitos problemas chegaram até nós, alguns que, felizmente, não vivenciamos. Vendo a grande repercussão positiva do artigo, colocamos uma pessoa de inteira confiança, que trabalha diariamente no porto, para monitorar todas as ocorrências tanto do Terminal Libra, quanto da MULTI-RIO.
 
Fizemos, então, um trabalho extremante profissional, o qual pode ser considerado parte importante de uma avaliação 360°, tomando sempre o cuidado de separar os casos isolados dos problemas que afetam aos usuários de uma maneira geral.
 
Nesse sentido, durante todo esse período trocamos várias mensagens com Terminal Libra acerca dos diversos problemas que estávamos tratando e outros que chegavam até nós. Como fizemos questão de deixar claro no primeiro artigo, o Terminal Libra não tem problemas que giram em torno da qualificação e comprometimento de seus funcionários, pelo contrário.
 
Fomos muito bem atendidos, tivemos os feedbacks necessários e ainda realizamos outra reunião no dia 25 março de 2013. Em última análise, imputamos as responsabilidades dos problemas na gestão do terminal. Afinal, para ser concessionária de serviço público uma empresa deve ter uma gestão que busque qualidade total, tendo o usuário como centro.
 
O Terminal Libra tem dois problemas cruciais, quais sejam: A movimentação de cargas além da capacidade física e o seu sistema que, como dito anteriormente, é um “case” a ser estudado. Estes dois problemas são suficientes para instaurar o caos operacional que assistimos por diversas vezes, que acarretam outros tantos, impactando também no atendimento do SAC.
 
Em outras palavras, receber cargas além da sua capacidade cria uma espécie de efeito dominó. Ora, trabalhando acima do que pode suportar o SAC do terminal, por exemplo, sempre terá um número insuficiente de profissionais para solucionar a crescente demanda de problemas. Todos os procedimentos, inclusive autorizações de desconto devem passar pelo sistema. Aí o sistema fica constantemente lento, ou fora do ar. A queda e a lentidão afetam o externo e interno. Tudo isso gera demora. Demora está relacionada ao tempo que a carga permanece no terminal, ao tempo de espera para carregamento. O tempo joga a favor do Terminal Libra. No final das contas, o terminal vê a sua receita crescer consideravelmente sobre a quantidade de operações propriamente ditas e sobre os prejuízos dos usuários, terminais externos, transportadoras, despachantes etc.
 
Diante desse quadro desfavorável que, repita-se, é de ciência dos gestores do terminal, o Terminal Libra tem tomado medidas de forma a minimizar os problemas. O ato mais simples, de caráter compensatório, já vem sendo adotado pelo terminal há algum tempo.
 
Quando faltam janelas para o carregamento, ou quando existe atraso operacional, por exemplo, o TERMINAL LIBRA tem estendido o período de armazenagem e aplicado descontos pelo tempo de atraso que causou. É importante o usuário e seus representantes legais ficarem atentos a este fato, de modo que não paguem quantias de forma desnecessária. Porém, ainda que compense financeiramente o usuário, isso não elimina as urgências e prazos contratuais para a entrega de mercadorias.
 
Períodos de 07 dias ao invés de 10: grande revolta dos usuários
 
Somos veementemente contra a cobrança de armazenagem por período, pelo fato de, eventualmente, ocorrerem pagamentos por serviços não prestados. Contudo, este não é o foco do artigo. O fato é que nunca entendemos os motivos que levaram a MULTI-RIO e o TERMINAL LIBRA a reduzirem o seus períodos de armazenagem de 10 (dez) para 07 (sete) dias.
 
Notem que esses três dias são cruciais, pois conseguem cobrir domingos e feriados que são dias em que os dois terminais não operam externamente (entrega e recebimento de cargas). Nesse sentido, fizemos questão de perguntar a MULTIRIO o porquê dessa redução e eles disseram que, se os períodos de 10 dias estivessem sendo aplicado, o terminal, devido as obras de ampliação, entraria em colapso.
 
Não conhecemos esta estatística da MULTI-RIO, porém, nos perguntamos se a redução do período diminuiu o tempo de desembaraço aduaneiro das mercadorias, modificou a legislação, ou aumentou o número de fiscais disponíveis. A mesma pergunta foi feita ao TERMINAL LIBRA, mas não recebemos resposta até agora.
 
Posto isso, gostaríamos que os dois terminais apresentassem uma estatística no sentido de informar o percentual de clientes que conseguem desembaraçar as suas mercadorias em 07 (sete) dias corridos, no primeiro período, incluindo e destacando as descargas de navios ocorridas quintas e sextas. Com certeza esses números serão desfavoráveis aos usuários.
 
Forma de cobrança de armazenagem: um problema grave detectado na MULTI-RIO
 
Avaliando os diversos problemas que chegaram até nós, detectamos um muito grave e que, neste caso, não envolve o Terminal LIBRA. Refere-se à forma de cobrança de armazenagem da MULTI-RIO, pontualmente, no que se diz respeito ao inicio da contagem do período.
 
A MULTI-RIO tem como marco inicial para cobrança de armazenagem o inicio da operação do navio como um todo, ou seja, isso quer dizer que, se um navio começa a operar às 23h59 minutos de um dia e a sua carga descarregou às 00h30 dia seguinte, por 31 minutos você perdeu um dia inteiro. Aí cabem perguntas: A armazenagem não é uma despesa por ocupação de espaço? De acordo com o ordenamento jurídico brasileiro, a responsabilidade do porto começa a bordo do navio? A nossa opinião é a de que isso é um absurdo.
 
Também questionamos a MULTI-RIO sobre isso e recebemos como resposta que a armazenagem é cobrada assim desde o inicio das operações do terminal e que isso é aprovado pela CIA. DOCAS DO RIO DE JANEIRO. Não justificaram tecnicamente. Já esperávamos isso, porque nem com o uso da analogia encontramos o porquê disso.
 
Seja como for, já que enviamos mensagem ao terminal com o questionamento e não recebemos resposta formal, caso a mudança não seja feita imediatamente, no decorrer dos próximos dias enviaremos para as autoridades competentes um pedido de esclarecimento, com a finalidade de apurarmos se esta forma de contagem de tempo, pelo inicio da operação do navio, está correta e se assim foi autorizada. Precisamos buscar também quem autorizou isso. As empresas deveriam rever armazenagens pagas e buscar seus direitos.
 
No tocante ao inicio da cobrança do período de armazenagem, precisamos elogiar o Terminal LIBRA. O terminal começa a sua cobrança pela efetiva descarga da mercadoria, pela efetiva ocupação de espaço.
 
Inclusive, depois do artigo de dezembro, o Terminal LIBRA ampliou essa sistemática passando a computar o período pela descarga da última carga do lote. Isso se deve ao fato de que o terminal está revendo seus problemas, ainda que pontuais, pois às vezes cargas do mesmo lote descarregadas em dias diferentes geravam travas da liberação na hora da saída. Esse fato, ainda que pontual, indica que o sistema operacional tem uma leitura e o financeiro outra. Mas, será visto adiante.
 
Por outro lado, precisamos destacar que, na MULTI-RIO, quando a armazenagem vence aos domingos, dia em que o terminal não funciona externamente, existe a extensão automática via sistema para a segunda-feira.
 
Porém, o mesmo não se aplica aos feriados. Bem, deveria ser aplicado também, já que o porto não funciona nos feriados e já que reduziu o período de 10 para 07 dias. Entendemos que seria uma conduta correta, assim como corrigir o inicio da cobrança do período. O TERMINAL LIBRA, por sugestão nossa, está revendo esse procedimento. Torcemos para que seja justo neste ponto também, já que, ao que tudo indica, está começando a incluir o usuário nos seus planejamentos.
 
Em tempos de período de 07 dias, qualquer dia é importante. Principalmente, porque aqueles 03 dias que cobriam finais de semana e feriados, os quais foram subtraídos dos usuários, estão fazendo muita falta, para muita gente.
 
Carregamento de carga solta: ainda com problemas, mesmo com a implantação do WMS
 
Uma das principais mudanças que o terminal fez em relação à carga solta, problema crônico do Terminal LIBRA até o presente momento, ocorreu em janeiro de 2013 com a implantação de um sistema WMS (warehouse management system) de gerenciamento do armazém.
 
Contudo, pelos relatos dos usuários e pelo que pudemos notar nas operações da nossa empresa, não tivemos ainda uma mudança significativa no tempo de carregamento, na desova etc. Atualmente existem obras de ampliação de armazém, investimento de milhões que, ao término das obras, trará a normalidade operacional para as operações de carga solta, segundo o Terminal LIBRA.
 
Ainda segundo o terminal, a conclusão da primeira etapa da obra de ampliação do armazém está prevista para o final deste ano. Até lá, os usuários continuarão a enfrentar transtornos para entrega de carga, posicionamento de desova, sendo a prioridade do terminal as cargas LCL e as solicitadas pela Receita Federal.
 
Entendemos, assim como o TERMINAL LIBRA também entende, que uma solicitação de posicionamento ou desova não deva passar de 48 horas, sendo certo que o ideal seria 24 horas. Assim, nos casos de demora além do que se considera razoável, a solicitação de desconto deve ser feita junto ao SAC que, repita-se, vem compensando os clientes financeiramente.
 
Outro problema que o TERMINAL LIBRA está estudando uma solução, a nosso pedido, se refere ao agendamento para retirada da carga solta que, infelizmente, não é feito via sistema. O procedimento é manual, do ponto de vista do usuário, vez que deve ser feito junto aos funcionários do FASA GATE, ou seja, “na boca do caixa”.
 
O problema é que o documento (Ordem de Carregamento) é fornecido somente quando existem janelas. Nos casos de inexistência de janelas, a coisa fica no campo oral e não existem documentos comprobatórios, fato que prejudica e muito o pleito de pedido de extensão de armazenagem. No agendamento de containers, existe a possibilidade de se dar o “print screen” na tela e enviar ao SAC para a formulação do pleito de extensão.
 
Carregamento de carga solta sob regime de dta: também com muitos problemas
 
Recebemos muitas reclamações sobre carregamento de DTA em carga solta e também passamos por situações bem complicadas, ao ponto de não conseguirmos entregar uma carga no mesmo dia, em um terminal alfandegado que fica no bairro ao lado do porto, mesmo estando ela agendada para 09h00.  Se o carregamento de carga solta nacionalizada ainda está péssimo, o de DTA, que tem apenas duas faixas de horário (09h00 e 13h00) está bem pior. De certo, o TERMINAL LIBRA precisa dar uma solução para este problema com urgência, antes do final do ano. Não basta dar compensação de armazenagem. No final, quem paga as diárias dos veículos? Mesmo que o terminal afirme estar dando prioridade as cargas de DTA`s isso, por si só, não basta. Desejamos soluções imediatas
 
Implantação do GATE 24 horas em dias úteis para retirada de containers: evolução
 
Desde o dia 15 de fevereiro de 2013 o TERMINAL LIBRA vem operando no período noturno para entrega de containers de importação em dias úteis. Para tal, estendeu o horário também do FASA GATE até as 22h00 para recepção de documentos e 24 horas para inserção de placas, o que, de certa forma, deu uma melhorada no “gargalo”. Com isso, o TERMINAL LIBRA afirma que aumentou em 20% o total de janelas de importação, remanejando 10%, que anteriormente eram do dia para o período da noite. Já na exportação o terminal afirma que aumentou em 50% o total de janelas.
 
Na importação já foi sentida certa melhora. Já na exportação as reclamações ocorrem no sentido de que somente são encontradas janelas para o período noturno. Levamos esta questão até o TERMINAL LIBRA e verificamos que eles têm consciência do problema.
 
Afirmam que as janelas estão disponibilizadas de forma linear tanto de dia quanto de noite, mas que parte dessas janelas são disponibilizadas para containers vazios, ou seja, para os armadores, e que as janelas para containers cheios de exportação são colocadas após as 19h00.
 
Colocam a culpa disso nos terminais de depósito dos armadores que se recusam a coletar e entregar containers vazios fora do horário comercial. Fica a pergunta: É justo aos armadores, por conta da vontade de seus depots, desfrutarem de horários comerciais (sem custos adicionais) e os exportadores serem onerados com entregas depois do horário comercial? Não podemos esquecer que após o horário comercial existe uma coisa chamada hora extra. O resultado disso, o nosso produto fica ainda mais caro lá fora. Em última análise, entendemos que o TERMINAL LIBRA deva impor limites no sentido de buscar equilíbrio entre armadores e usuários.
 
Quanto aos números de janelas na exportação, temos informações de que realmente existem mais disponibilidades, isso dito pela maioria. Porém, informam que o tempo médio de descarga no período noturno é maior, cerca de 30 minutos, em média.
 
Como a implantação do gate 24 horas é recente e, de certa forma, muda a configuração do Porto do Rio, precisamos dar um pouco mais de tempo para que o TERMINAL LIBRA faça os ajustes necessários. É necessário colocar gente que possa decidir e solucionar problemas no período noturno, o que, segundo o terminal está sendo providenciado, inclusive profissional de TI para resolver problemas no sistema. Isso ainda não tem.
 
Uma coisa importante que obtivemos com a implantação do gate 24 horas: Antes, o TERMINAL LIBRA não permitia que o usuário desse entrada no carregamento no dia do vencimento da armazenagem, ou seja, o usuário tinha 07 dias de armazenagem e 06 dias para liberar a carga. Isso também mudou.
 
Assim, quando é dada a entrada no documento no dia do vencimento, o usuário pode agendar a sua carga para o mesmo dia para as janelas a partir de 21h00, sendo que o vencimento da armazenagem passa a ser considerado até as 07h00 da manhã do dia seguinte. Muito positivo para todos, sem sombra de dúvidas.
 
Seja como for, estamos acompanhando de perto todo este processo do gate, de forma que possamos mantê-los informados acerca das mudanças.
 
Tempo de permanência dos veículos dentro do terminal para carregamento e entrega de containers: evolução
 
O TERMINAL LIBRA conta o tempo do veículo no terminal, a partir do momento em que o FASA GATE dá a liberação do carregamento. O terminal informa que esse tempo médio diminuiu e vem caindo gradativamente. O terminal afirma que está trabalhando com uma meta de 90 minutos, que é a faixa do agendamento (uma hora e meia) para entrega de importação. As informações ainda são um pouco conflitantes, mas verificamos certa melhora neste aspecto.
 
Também recebemos a informação por parte do TERMINAL LIBRA que muitas vezes os motoristas atrasam a entrada por não estarem por perto. Bem, nós informamos que a chamada de placa é feita “no grito” e que o TERMINAL LIBRA deveria pensar em implantar áreas especificas, com telas que aparecessem o numero da placa, de forma que os motoristas permaneçam concentrados e sentados, aguardando a sua respectiva placa ser chamada. Este modelo é adotado nos centros de distribuição de grandes redes de varejo que também trabalham com agendamento. O terminal achou a nossa ideia interessante e ficou de estudar esta possibilidade. Estamos aguardando.
 
Seja como for, a sistemática de entrada para carregamento do TERMINAL LIBRA deveria ser igual, ou, na medida do possível, parecida com a da MULTI-RIO, ou seja, no caso do TERMINAL LIBRA, se o FASA GATE liberou a Ordem de Carregamento, a entrada está autorizada, sem a necessidade de chamada de placas.
 
A Vantagem da MULTI-RIO neste ponto é que a placa é colocada via sistema e não existe a necessidade de buscar carimbo de entrada, ou seja, a entrada é livre com o agendamento correto de posse do motorista. Porém, para isso, é necessário ter uma operação muito eficiente e um sistema estável.
 
Em outras palavras, falando de forma bem direta, a sistemática de entradas de veículos no TERMINAL LIBRA serve também para defender suas operações internas e para conter eventuais colapsos, causados, por exemplo, pelas constantes quedas ou lentidão do sistema.
 
Movimentação de cargas além da capacidade física e problemas no sistema: a origem de todos os problemas do Terminal Libra
 
Todos os problemas do TERMINAL LIBRA, em nossa opinião, têm origem em duas pontas: A primeira e a mais grave é a movimentação de cargas além da capacidade física do terminal. Isso está bem claro e admitido por todos. Inclusive o TERMINAL LIBRA afirma ter transferido um navio para a MULTI-RIO porque estava no limite de sua capacidade.
 
Eles não informaram o nome do navio, mas, se isso realmente ocorreu, sinal de que estão buscando soluções com o que tem em mãos hoje. Fica, então, uma pergunta: Será que o TERMINAL LIBRA atenderá aquilo que a sua capacidade permite daqui para frente?
 
A segunda ponta é o sistema. Como já deve ter ficado claro, o TERMINAL LIBRA precisa mudá-lo ou aprimorá-lo com extrema urgência. Quedas e lentidão constantes são verificadas. O terminal afirma que o problema das constantes quedas foi solucionado e que a origem encontrava-se no “No Break” do Servidor. Além disso, admite que o sistema precisa ser mudado, já que não cabem mais melhorias e porque o Host já esta trabalhando acima de sua capacidade.
 
Soma-se a isso o fato de que o sistema não tem inclusão, mas sim integração. Como exemplo, podemos citar o sistema do WMS que foi integrado ao sistema do TERMINAL LIBRA, já que não foi elaborado pela mesma empresa do sistema principal do pátio. Talvez, por isso, não é possível o agendamento de carga solta via sistema.
 
Seja como for, o terminal afirma que já tem um projeto para mudança do sistema, que será o mesmo que administra o pátio (inclusão), porém, não informou o prazo. Seria interessante que definissem um prazo, porque isso impacta demais nas soluções das diversas demandas.
 
Cabe ressaltar que o sistema da MULTI-RIO também tem seus problemas. Se existir um erro na placa do veículo, por exemplo, perde-se um agendamento e, se não existirem janelas, perde-se um período, mesmo que exista uma conferência física no veículo. Isso precisa ser mudado rapidamente. Levamos isso ao terminal e eles informaram que estão estudando mudanças, mas também não deram prazo.
 
Posicionamento para inspeção: muita demora
 
Diversos relatos de demora no posicionamento, algumas superiores há 10 dias, chegaram até nós. Levamos esta questão ao TERMINAL LIBRA, que imputou os problemas à capacidade física do terminal. Afirmou que esse prazo deve melhorar nos próximos dias com reestabelecimento dos espaços. Reafirmou que os devidos descontos de armazenagem pela demora estão sendo aplicados, mediante solicitação do usuário.
 
Demora na resposta dos carregamentos sem agendamento prévio (OCPE): tema controverso
 
Esses pedidos ocorrem, geralmente, quando o importador precisa com urgência da carga, seja no dia do vencimento da armazenagem (maioria dos pedidos), ou não. Em muitos casos, na eventual falta de janelas, os importadores não querem esperar o pleito de extensão, por terem perdido muito tempo no desembaraço aduaneiro.
 
Porém, este é um ponto que, em nossa opinião, deve ser avaliado com muito critério, pois todo carregamento sem agendamento, é uma operação sem programação que o TERMINAL LIBRA deve fazer. No caso do container, por mais que exista a solicitação via sistema, todas as demandas são, segundo o terminal, avaliadas pelo planejamento com muito critério, caso a caso, justamente para não prejudicar as operações das cargas agendadas previamente. Dentro do contexto atual do terminal, que trabalha no limite, um container que dependa de muitas remoções, por exemplo, corre o sério risco de ter a seu carregamento negado.
 
Além disso, o terminal afirma que a OCPE foi criada, inicialmente, para atender cargas de modais diferenciados. Porém dada a grande demanda, essas janelas são disponibilizadas ao departamento comercial (SAC) para administrar possíveis faltas. Inclusive, informa que nos dias de pico (quinta e sexta-feira) tais janelas especiais não são cobradas.
 
Seja como for, um carregamento sem programação para o mesmo dia deve, ao menos, ser solicitado com a máxima antecedência, principalmente nos dias de pico.  Para carga solta, a solicitação deve ser realizada junto ao FASA GATE, pois não existe sistema para tal.
 
Atendimento ao cliente: muitas reclamações
 
Muitas reclamações sobre a qualidade do atendimento que é dispensado aos usuários por parte do TERMINAL LIBRA chegaram até nós, sendo a maioria esmagadora relacionada à demora nas soluções de problemas e à demora nas baixas de armazenagens, esta última, ligada à saída da carga do terminal.
 
Em relação à demora na solução de problemas, temos três fatores preponderantes, quais sejam: Movimentação de cargas além do limite, sistema e poder de decisão concentrado em São Paulo, o que equivale a uma espécie de burocracia. Movimentar carga além do que se pode aumenta por si só o numero de problemas.
 
Aí quando o problema é verificado, precisa ser passado para um diretor ou gerente que está em São Paulo. Até que esta pessoa autorize existe uma enorme perda de tempo. Ato contínuo, tudo é feito via sistema, aí o sistema está lento, ou fora do ar. Com efeito, temos a demora no atendimento que tantos reclamam. De quem é a responsabilidade? Dos funcionários do SAC? Claro que não. O TERMINAL LIBRA já afirmou que não vai mais atender além da sua capacidade e que mudará o sistema.
 
Resta saber se os profissionais do Rio de Janeiro terão maior autonomia para resolver os problemas do Rio de Janeiro. Questionamos isso na nossa última reunião e o terminal informou que sim, que o comercial terá maior autonomia, sem, no entanto, informar o nível de privilégio. Bem, precisamos ver resultado prático disso. Mais funcionários estão sendo contratado para o SAC e metas estão sendo revistas, segundo o TERMINAL LIBRA.
 
Já em relação à demora na baixa da armazenagem, temos o seguinte: Toda a conciliação bancária (ligação entre depósitos e processos dos usuários) é feita através da LIBRA-Santos. Na mesma conta, segundo informações do terminal, são realizados depósitos dos usuários de Santos e do Rio de Janeiro, um volume astronômico de operações. Aí, quando a baixa, que é demorada vem, corre-se o risco de o sistema não estar funcionando. Resultado, mais demora.
 
Levamos isso para a reunião e o TERMINAL LIBRA informou que está contratando mais gente para o financeiro, trabalhando no sentido de atingir a meta de uma hora e meia para a baixa (sem estabelecer prazo para atingir esta meta), ou seja, uma hora e meia a contar do recebimento da mensagem ou da apresentação dos comprovantes no financeiro do Rio de Janeiro.
 
Porém, a descentralização de Santos não será feita e para depósitos em cheques, ou DOC, cujas operações bancárias não ocorrem no mesmo dia, esse prazo não será aplicado. Em outras palavras, para os que quiserem gozar desta futura meta de uma hora e meia, cujos valores a serem pagos forem inferiores a TED, precisarão fazer depósitos em dinheiro na boca do caixa (DOCs e cheques podem não compensar). Cabe esclarecer que a Lei da este direito ao terminal no sentido de só liberar a mercadoria quando as despesas do bem armazenado estiverem pagas.
 
Dificuldades de acesso ao SAC através do telefone “0300” e a demora no atendimento do FASA GATE: muitas reclamações
 
As dificuldades de acesso ao SAC depois da implantação do telefone “0300” vêm sendo relatadas por muitos despachantes e transportadores. Todos afirmam que antes da implantação do “0300” era bem mais simples o contato com o SAC.
 
Antigamente, de dentro do terminal, bastava digitar o ramal de um dos funcionários do SAC.  Agora, mesmo estando dentro do terminal é necessário ligar para o “0300”. Além disso, o rádio Nextel que ficava com o pessoal do SAC, que facilitava tremendamente o contato, foi retirado. Isso, com certeza, deixou muita gente revoltada.
 
Uma sugestão que demos ao Diretor Presidente da MULTI-RIO em 2011, oportunidade em que tivemos sérias dificuldades de contato para resolver um problema urgente, foi a de os nomes e os contatos das pessoas envolvidas nas operações fossem colocados no site. Eles fizeram isso e ficou muito bom, bem mais fácil . Lá tem o telefone fixo, rádio Nextel e telefone celular de cada um, discriminando também o cargo da pessoa. O TERMINAL LIBRA poderia fazer o mesmo.
 
A demora do FASA GATE para liberar as Ordens de Carregamento também vem sendo alvo de diversas reclamações. Existem relatos de horas de espera, casos de mais de 05 horas. Seria importante o terminal avaliar se é um problema de sistema, ou treinamento da equipe. Seja como for, será um aspecto que monitoraremos para o próximo artigo. De fato, temos muita demora ainda.
 
Exportadores e importadores que evitam o Terminal Libra: um número crescente
 
Algumas empresas NVOCC`s e agenciadoras de cargas informam que é cada vez maior o número de clientes que, no ato cotação, solicitam navios que não operem no TERMINAL LIBRA, mesmo que os fretes de navios que operem em outro terminal sejam mais caros.
 
Casos como estes somente serão resolvidos depois que as ações do terminal forem efetivadas. Nada mais que um reflexo, uma reação a fatos que nós acreditamos estarem começando a fazer parte do passado. Só o tempo dirá.
 
Outras informações importantes sobre mudanças no Terminal Libra
 
Na reunião do dia 18/12/2012, o TERMINAL LIBRA mostrou que tem feito investimentos em obras de armazém e pátio. A primeira etapa da obra do armazém será concluída no final deste ano e a do pátio, que trará um aumento de área em cerca de 40.000 m² tem previsão de término em 2014, sendo que a obra de ampliação do pátio (sobre as águas) está sendo feita sobre estacas e que, conforme forem ficando prontas, as partes serão entregues gradativamente pela construtora. Pelo que entendemos isso significa que, em breve, já começaremos a ter mais espaço. Pelo menos é isso que esperamos.
 
Também apresentou investimentos em muitos equipamentos para movimentação de cargas, tais como Reach Stackers, RTG`s e tractors.
 
Mudou a forma do agendamento, ou seja, hoje em dia, nos casos de mais de 01 container por B/L caberá ao TERMINAL LIBRA escolher qual o container será entregue, ou seja, o agendamento, neste aspecto, passa ser igual ao da MULTI-RIO, não sendo mais permitida a entrega de unidade determinada. Essa questão é importante, pois é o operador quem deve determinar a operação.
 
Reorganizou o sistema no que tange a existência de pendências na Ordem de Carregamento. Estes fatos aconteciam corriqueiramente, ou seja, a Ordem de Carregamento era emitida, o que pressupunha carga liberada para saída, porém na hora da saída do gate, eram detectadas pendências.
 
Dessa forma, quando uma Ordem de Carregamento for emitida, significará que não existirão mais pendências financeiras com a carga (cargas reefer e espaciais, cujas cobranças são diárias e não por período, ainda estão em análise).
 
Na verdade isso nos parece mais um problema de integração de sistema que ainda não foi 100% solucionado, porque despachantes e transportadores ainda estão reclamando que, quando recebem os cálculos para pagamento e efetuam a quitação e fazem a baixa junto ao financeiro, no momento de dar entrada no FASA GATE, depois de passar pela triagem financeira, são informados de que existem pendências de posicionamento, desova, etc. É necessário corrigir isso também, pois como os períodos são de 07 dias isso pode impactar. O terminal está avaliando essa questão também.
 
Definimos que teremos artigos trimestrais para acompanhar bem de perto as mudanças, dando, assim, tempo hábil para que as devidas adaptações sejam feitas. Nesse sentido, acordamos com o TERMINAL LIBRA que faremos duas reuniões antes de cada artigo.
 
A próxima será em 24/06. Daí a importância de recebermos todas as informações dos usuários, de forma que possamos levar isso ao terminal, deixar registrado e cobrar mudanças, sempre de forma extremamente profissional e racional.
 
Agradecemos a todos que leram o primeiro artigo, aos que deixaram seus comentários no blog, aos sites parceiros que replicaram o artigo, ou seja, a todos que estão participando desse pequeno movimento.
 
Nesse sentido, não poderíamos deixar de agradecer aos funcionários o TERMINAL LIBRA que estão trabalhando muito conosco. Cabe um especial agradecimento ao gerente de planejamento do terminal, um excelente profissional, que responde prontamente todas as nossas mensagens.
 
Estamos conseguindo ver mudanças positivas sim, um primeiro passo de muitos a serem dados. Enfim, até o presente momento, o TERMINAL LIBRA tem a nossa confiança no sentido de que está trabalhando também com foco no usuário, ao contrário da impressão que tínhamos. Se, continuará assim, se ficará melhor de fato, somente o tempo e as ações concretas dos seus gestores nos dirão.
 
Todos os problemas que nós passamos e que as pessoas relataram foram devidamente tratados acima. Infelizmente, durante o período do nosso trabalho, ainda verificamos profissionais que preferem permanecer a margem das questões que envolvem o porto do Rio de Janeiro. Portanto, não temos como garantir se, por ventura, algo deixou de ser tratado.
 
De fato, ainda temos um ranço de política de boa vizinhança no porto, talvez, por conveniência, pela simples sensação de vantagem que um pequeno e seleto grupo acha que possui em relação aos demais. Bem, cada um sabe de si. De certo, não basta ficar reclamando pelos cantos, falando mal. É necessário agir, cobrar aquilo que é justo. Pelo menos, é o que estamos tentando fazer aqui e agora, em nome de todos que dependem do porto do Rio de Janeiro para sobreviver.
 
Aos que quiserem contribuir de forma positiva com o nosso trabalho, deixamos um e-mail para envio de mensagens: irolog@irolog.com.br. Pedimos que usem o campo de comentários do site para que possamos juntar mais reclamações. Tenham certeza de que iremos além do artigo se as mudanças não resultarem na melhoria do porto.



 

(*) André de Seixas 
Diretor Comercial da IRO-LOG LOGISTICS & TRADING e da TRANSBRANDÃO TRANSPORTES E LOGISTICA LTDA; especializado nos ramos de transporte rodoviário e marítimo, logística, armazenagem, logística portuária e comércio exterior; Comissário de Avarias e regulador de sinistros
 

 


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