Notícias
SINDAPORT participa de reunião do Conselho de Sindicatos do Porto
Fonte: AssCom Sindaport

O presidente do SINDAPORT, Everandy Cirino dos Santos, o vice-presidente João de Andrade e o diretor Edilson de Paula Machado participaram essa semana de reunião do recém-criado Conselho de Sindicatos Representantes dos Trabalhadores do Porto. O encontro foi na sede da Prefeitura de Santos.
O primeiro item a ser discutido foi a estruturação do novo Conselho e a indicação de seus participantes. Cada sindicato pôde designar dois representantes. De acordo com o Decreto 10.842, de 06 de junho deste ano, que criou o Conselho, a presidência do órgão será exercida pelo Prefeito Municipal, sendo substituído em suas ausências pelo Secretário Municipal de Assuntos Portuários e Emprego.
Na reunião, as lideranças sindicais também fizeram um balanço sobre a manifestação ocorrida, no último dia 13 de junho, pelas ruas de Santos, que culminou com um ato na praça Mauá, no Centro da cidade. O protesto ocorreu contra o Projeto de Lei 733/25, que está em tramitação no Congresso Nacional e provocará novas mudanças e regras ao setor portuário, entre elas, o fim da exclusividade dos avulsos. A passeata reuniu centenas de trabalhadores na frente da Autoridade Portuária, que seguiram pela avenida Perimetral, rua João Pessoa, até a sede da Prefeitura de Santos.
“O ato mostrou a força do trabalhador portuário e a importância da Unidade Portuária”, afirmou João de Andrade.
Durante o encontro também foram traçadas as próximas ações do Conselho :
1 - agendar uma reunião com Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que esteve em Santos no dia do protesto e se comprometeu a receber os trabalhadores em data a ser agendada;
2 - elaboração de um abaixo-assinado para que os deputados federais solicitem vistas ao PL 733/25;
3 - encaminhar para as três federações de trabalhadores portuários solicitações de agendamento para manifestações nacionais em protesto ao PL 733/25;
“A criação do Conselho foi um grande passo para a integração porto-cidade e a união das categorias”, salientou o presidente do SINDAPORT, Everandy Cirino.
De acordo com a Prefeitura de Santos, a cidade tem 187 mil pessoas com carteira assinada, desse número 20% - 37 mil atuam no setor portuário (transporte e logística). Ou seja, de cada 5 carteiras assinadas, 1 é no Porto de Santos.


