Notícias

Entenda como é calculada a média móvel de mortes e casos de Covid-19 na Baixada Santista

Fonte: A Tribuna On-line
 
Números conferidos semanalmente são comparados com resultados obtidos anteriormente
 
A média móvel realizada para mensurar variações de casos e mortes de Covid-19 em Santos e na Baixada Santista é realizada de semana em semana. Os números dos sete dias abordados são comparados com o resultado de uma ou duas semanas anteriores (7 ou 14 dias).
 
Como é realizado:
 
O exemplo usado é referente a semana de 11 a 17 de julho, onde 43 pessoas morreram em função da Covid-19 em Santos. Este número é dividido pelo número de dias (7), que dá um número de 6,1 mortes diárias. Vale lembrar que este não é necessariamente o número de pessoas que morrem diariamente na cidade, e sim a média do período pesquisado.
 
A média de casos segue a mesma conta. Com 480 casos entre 11 e 17 de julho, o número médio foi de 69 casos.
 
Em tabela feita por A Tribuna com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Santos, é possível ter uma noção gráfica de como os números são feitos.
 
Variação de semana para a semana
 
Estas variações acontecem quando a média de uma semana é comparada com outra, ou até de 14 em 14 dias, como acontece com esta matéria que registra o aumento de 64,86%.
 
Qual o intuito disso?
 
O objetivo é ter uma noção de quantas pessoas morrem semanalmente pela doença na região. Por exemplo, se em um dia morrem 28 pessoas e em outro nenhuma, este número pode ficar quebrado se a conta for feita apenas levando em consideração um dia. Já com a média, dá para termos noção que mesmo com um dia sem morte, a alta dos óbitos nas outras 24 horas acabou prejudicando toda a semana e vice e versa.
 
Os dados são usados para mensurar o quão a doença se mantém presente e precisa ser controlada.
 
Vale lembrar que índice até 15% para cima ou para baixo é considerado estabilidade.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe