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Nova ferrovia em Mato Grosso trará mais cargas ao Porto de Santos

Fonte: A Tribuna On-line
 
Edital do chamamento público para a construção do primeiro projeto estadual foi lançado nesta segunda (19) em Cuiabá
 
 
Uma nova malha ferroviária que será construída no estado do Mato Grosso, ligando a capital Cuiabá ao norte e sul do estado, tem potencial de aumentar o escoamento de cargas para exportação pelo Porto de Santos. O edital de chamamento público para a construção foi lançado nesta segunda-feira (19) pelo governador Mauro Mendes (DEM) e acompanhado por A Tribuna, por meio de videoconferência. Trata-se da primeira ferrovia estadual em Mato Grosso.
 
O projeto tem 730 quilômetros e vai interligar as cidades de Cuiabá e Rondonópolis, seguindo até Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. Prevê pátios a cada 25 quilômetros, além de se conectar com à malha ferroviária nacional. O investimento estimado é de R$ 12 bilhões e a vencedora terá prazo de 45 anos para operar.
 
O governador de Mato Grosso disse para A Tribuna que o novo projeto abre a possibilidade de transportar mais cargas até o Porto de Santos. “Vai aumentar significativamente (o volume de cargas para Santos). O desafio é melhorar a logística, a eficiência, daquele que é o mais importante porto brasileiro. E, com certeza, esses investimentos vão acontecer, a partir do momento que aportarmos lá mais cargas para exportações”, explicou Mendes.
 
A implantação da ferrovia estadual está amparada pela lei federal 12.379/2011, que permite a criação de linha férrea de abrangência exclusiva no Estado. A Rumo, responsável pela concessão da ferrovia federal que liga Rondonópolis até Santos, já manifestou interesse no projeto.
 
O governador ressaltou que os projetos federais em Mato Grosso não atrapalham a intenção do Estado, pelo contrário. “Temos a possibilidade de ter três ferrovias, todas são bem-vindas. Estamos chegando a 80 milhões de toneladas e devemos chegar, até o final da década, a 120 milhões de toneladas. Com esse crescimento grande de produção, temos capacidade de gerar cargas para duas outras ferrovias”.
 
Pelo edital, as empresas interessadas terão 45 dias para apresentar propostas. Depois, estão previstos até 60 dias para a publicação do resultado e assinatura do contrato. A partir daí a vencedora fará o licenciamento ambiental.
 
A obra deve ser iniciada em até seis meses após a emissão da licença de instalação, com previsão para o primeiro semestre de 2022. A estimativa é de que todo o trecho seja concluído até o fim de 2028. A infraestrutura ferroviária poderá ser compartilhada pela empresa vencedora com outra companhia de transporte que preste serviços naquele estado.
 
“Esse modal é muito importante para a saída dos grãos, mas também conecta a indústria e o comércio de Mato Grosso com o mercado nacional. A indústria de alimentos, de etanol, vai passar por essa ferrovia. E temos toda a segurança jurídica para fazer”, ressaltou o governador.
 

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