Notícias

Santos suspende vacinação contra a Covid-19 nesta terça por falta de doses

Fonte: G1 Santos
 
Doses dos imunizantes acabaram na manhã desta segunda nos postos do município. Prefeitura alega não ter recebido do Governo de SP vacinas em quantidade suficiente.
 
 
A Secretaria de Saúde de Santos, no litoral de São Paulo, informou que suspendeu a vacinação contra a Covid-19 nesta terça (13), devido à falta de doses, que acabaram na manhã desta segunda-feira (12). De acordo com o município, a paralisação ocorre devido ao fato de não ter recebido, por parte do Governo do Estado, doses de vacinas em quantidade suficiente para dar prosseguimento à campanha. A previsão é de que a vacinação volte na quarta-feira (14).
 
O estado, por sua vez, afirma que segue com o compromisso de imunizar e agilizar a campanha de imunização (veja posicionamento abaixo).
 
Segundo a prefeitura, a última remessa de doses que a cidade recebeu foi no dia 5 de julho. Para a segunda dose, o último lote foi enviado no dia 1º de julho. Por conta do baixo estoque, as doses remanescentes foram distribuídas entre nove postos de vacinação pela cidade, em um esquema especial da campanha.
 
O secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta, disse em entrevista à TV Tribuna que o município tem capacidade para aplicar 11 mil doses diárias, e tinha apenas 2 mil doses no início desta segunda-feira.
 
As doses da Oxford/AstraZeneca, que estavam sendo aplicadas em segunda dose, acabaram cerca de duas horas após o início da vacinação no Complexo Esportivo Rebouças. Mesmo com duas remessas extras, dezenas de moradores ficaram em frente ao posto de vacinação e reclamaram da falta de doses.
 
Segundo a prefeitura, todas as doses remanescentes em estoque da vacina de Oxford/AstraZeneca do município foram aplicadas. A administração afirma que a cidade também não recebeu as doses necessárias para vacinar as pessoas com 65 anos ou mais que, a partir desta segunda, após intervalo de três meses, começariam a receber a segunda aplicação do imunizante.
 
A administração destaca que solicitou 16 mil doses de vacinas apenas para a segunda dose ao governo estadual, e que aguarda ainda uma nova remessa para a primeira aplicação, de forma a ampliar a campanha para novos públicos. O município afirma que o governo estadual se comprometeu a enviar uma nova remessa a Santos nesta terça, no período da tarde. Assim, a expectativa é de que a campanha seja retomada na quarta-feira.
 
"Santos tem uma boa adesão à campanha de vacinação e não estoca vacinas. Desde o início do mês de julho, mais de 21 mil aplicações foram realizadas na cidade. As doses são disponibilizadas o mais breve possível após a chegada. É a cidade do estado com mais de 200 mil habitantes que mais vacinou proporcionalmente à sua população. Dessa forma, para continuar a campanha no mesmo ritmo, depende integralmente do envio de doses por parte do Governo do Estado de São Paulo", alegou a Prefeitura de Santos.
 
Estado
 
Em nota, o Governo de São Paulo afirma que segue com o compromisso de imunizar e agilizar a campanha de imunização contra a Covid-19 e distribui, nesta semana, 79,8 mil novas doses à Baixada Santista para continuidade da aplicação nos públicos vigentes, sendo prerrogativa das prefeituras organizar suas redes de postos de vacinação, considerando a demanda local.
 
O estado relata que as doses estão sendo enviadas em tempo hábil para aplicação da segunda dose, de acordo com o cronograma do Programa Estadual de Imunização (PEI), que prevê esta aplicação a partir do dia 14.
 
Segundo o governo estadual, a cidade de Santos já recebeu "mais de 382 mil doses desde o início da campanha, e aplicou somente 360,2 mil doses, evidenciando um 'saldo' de 21,7 mil ainda a serem aplicadas". O estado afirma que os dados foram informados pelo próprio município e estão disponíveis no Vacinômetro.
 
Ainda de acordo com o comunicado, a cada nova remessa recebida do Governo Federal, o estado atua com agilidade na logística e distribui as grades com base no público-alvo ainda a ser vacinado, com monitoramento da campanha, com base em estatísticas populacionais estimadas pelo IBGE para 2020 e público da faixa etária vigente. "Todas as grades são enviadas em tempo oportuno e em quantidade idêntica para aplicação de primeira e segunda dose", finaliza.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe