Notícias

Operadora do Porto de Santos inicia projeto de expansão

Fonte: A Tribuna On-line
 
Bandeirantes Deicmar ampliará capacidade de terminal no cais santista
 
 
A operadora logística Bandeirantes Deicmar, uma das principais do Porto de Santos, iniciou um projeto de expansão no mês passado, que deve ser concluído até o final do ano. A empresa já investiu mais de R$ 20 milhões em equipamentos e conta com a renovação do Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária (Reporto) para que possa ampliar o volume desses aportes ainda mais em 2021.
 
Segundo a empresa, a recuperação econômica iniciada no quarto trimestre do ano passado é o maior incentivo para a ampliação da capacidade estática da sua principal unidade, o Centro Logístico Industrial Aduaneiro (Clia), na região de Outeirinhos, no Porto de Santos. Para isso, além da renovação da frota de caminhões, a empresa adquiriu empilhadeiras de maior porte. O objetivo é uma operação mais ágil, segura, ambientalmente adequada e com maior autonomia.
 
“Desde 2019, a gente vem buscando oportunidades de crescimento para a Bandeirantes. Tivemos uma grande, que foi a aquisição da Deicmar em 2018. Agora, estamos promovendo um processo de crescimento na maior unidade que nós temos, o Clia. Esse projeto visa melhorar a qualidade de atendimento dos nossos clientes e consiste em equipamentos e inteligência”, afirmou o presidente da Bandeirantes Deicmar, Washington Flores.
 
Em maio, foram comprados 22 novos caminhões com sistema de telemetria e monitoramento para avaliar individualmente a forma de condução do motorista. Já as cinco novas empilhadeiras têm capacidade de empilhamento de até seis contêineres, que devem chegar da Polônia em outubro.
 
“Os caminhões vão substituir a nossa frota. Eles são os mais econômicos. Pensamos muito, também, na questão ambiental”, destacou Flores.
 
O projeto também conta com investimentos em tecnologia, como soluções de atendimento por aplicativo e um sistema operacional para atender os agentes de carga. Outra iniciativa é a otimização do layout do terminal, incluindo o pátio de contêineres, armazéns, equipamentos e sistemas de movimentação e complexo de gates.
 
Neste caso, o trabalho, em parceria com a empresa Portplan, permitirá um aumento, de forma gradativa, de até 60% da capacidade dinâmica do terminal em relação ao movimentado atualmente.
 
“Iniciamos o desenvolvimento de uma plataforma comercial nova. Ela deve estar integralmente implementada a partir do início do segundo semestre, integralmente em operação”, destacou Flores. Segundo ele, alguns módulos de acesso a base de dados já estão operacionais aos clientes.
 
Rotinas operacionais
 
Com foco na otimização das rotinas operacionais e no aumento da eficiência e da produtividade do terminal, a Bandeirantes Deicmar também apostou em soluções para automação de gates e no mapeamento de processos.
 
No primeiro caso, a ideia é implantar tecnologias para aumentar a eficiência e a segurança das operações de entrada e saída de contêineres, carga solta e caminhões do terminal. Para isso, o plano é a construção e a implantação de soluções de última geração e integração entre sistemas. Com isso, estima-se ganhos de até 40% na eficiência operacional dos processos envolvendo os gates, agendamento e registro.
 
Com o mapeamento dos processos, o plano prevê uma reestruturação operacional, buscando atualização tecnológica, integra-ção entre áreas e racionalização de procedimentos.
 
Pandemia
 
Mesmo após um ano desafiador para o comércio exterior, principalmente por conta dos impactos da pandemia da covid-19, a Bandeirantes Deicmar ampliou o quadro de funcionários, gerando mais oportunidades aos trabalhadores da Baixada Santista.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe