Artigos e Entrevistas

Eupresa ou empresa?

Fonte: A Tribuna On-line / Maxwell Rodrigues*
 
Esse é o mercado que teremos daqui por diante
 
 
A relação do porto para com a cidade passa diretamente pelo emprego. Nessa relação, comportamento e futuro são pontos que devem ser abordados com total zelo! O trabalho mudou e os empregos também.
 
O ciclo de entregar currículo não existe mais e empresas utilizam ferramentas e sites com inteligência artificial para selecionar candidatos face à alta oferta.
 
O conflito começa pois existem pessoas que ainda não se adaptaram e ainda acreditam que enviar o currículo para um amigo ou entregá-lo em uma empresa possam dar a chance de se recolocar no mercado.
 
Além disso, o trabalho começa pelo processo seletivo, onde os candidatos precisam realizar seu cadastro em sites com suas informações, digitalizar dados, habilidades e dinâmicas nestas ferramentas. O processo mudou e o mundo mudou!
 
Terminologias do mundo disruptivo e o comportamento estão fazendo grande diferença em estar ou não empregado.
 
A evolução do mundo VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity, Ambiguity) é o mundo BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible) mostrando a realidade das sociedades após o início da pandemia.
 
Popular no mundo dos negócios, o mundo VUCA foi criado nos anos 80. É um mundo onde múltiplas forças complexas agem para transformar a sociedade de diferentes maneiras. Já o termo BANI foi criado em 2018, antes da covid 19, mas a pandemia que acelerou a transformação digital também fez com que esse novo termo fizesse mais sentido.
 
Neste momento é que precisamos entender os nossos skills.
 
O mundo está frágil! Um vírus coloca o mundo inteiro em quarentena, um passo em falso de um executivo derruba a empresa na bolsa, uma tecnologia nova provoca a demissão de milhões de pessoas. O que temos certeza hoje pela manhã, pode virar uma incerteza à tarde.
 
Temos que ter sempre uma carta na manga. Uma saída para situações urgentes. Saber como acomodar-se nesse mundo tão frágil e não nos vitimarmos pela alta concorrência no mercado de trabalho.
 
Tanta incerteza causa ansiedade. O senso de urgência pauta muitas decisões. Uma oportunidade pode se abrir em uma curta janela de tempo e precisa ser agarrada. Será que estamos desistindo e deixando as oportunidades passar? Trabalharemos com atitudes e ações mais rápidas, quase que instantâneas.
 
Grandes planejamentos podem não fazer tanto sentido no mundo BANI. Tudo está em constante mudança, logo, é preciso adaptar o seu negócio e sua carreira para fazer parte dessa realidade. Várias ações estão em curso simultaneamente, é um mundo não linear, nós não temos controle como antes. Muito difícil ver as conexões entre diferentes coisas ou perceber que outros projetos e processos acontecem paralelamente ao nosso redor. Uma visão 360 do todo é uma skill importantíssima!
 
O avanço tecnológico foi tão profundo em diversas áreas que já não é mais possível entender como as coisas funcionam. Uma geração inteira está aprisionada no modelo antigo de como se faziam as coisas e não consegue se libertar.
 
Cada vez mais as soft e essentials skills se tornarão importantes e precisamos do apoio das próprias ferramentas tecnológicas incompreensíveis para coletar e organizar dados, para nos dar maior compreensão. As empresas também estão procurando ser mais compreensíveis e adaptáveis em um mundo não linear. O fato é que estamos passando por um processo de um mundo incompreensível e, para isso, precisamos de transparência e muita intuição. Os profissionais precisam ser resilientes, estar dispostos a encarar novos desafios que estão sendo propostos pelo mercado que busca sobreviver a tantas mudanças.
 
A mudança comprovou que não existe mais o “EUPRESA”, funções onde o seu departamento fazia somente aquilo que era de sua responsabilidade, mas sim a EMPRESA, onde todos devem estar conectados e interligados e assumirem responsabilidades para resolver o problema.
 
As empresas estão buscando estes profissionais e o setor portuário entrou em uma corrida em alta velocidade para se adaptar nestas transformações.
 
As situações não são mais simplesmente instáveis, são caóticas; nas quais os resultados não são simplesmente difíceis de prever, e sim completamente imprevisíveis. Isso faz as pessoas não compreenderem a mudança e faz com que as empresas tenham de se comunicar cada vez melhor!
 
Esse é o mercado que teremos daqui por diante. Você está preparado?
 
*Maxwell Rodrigues, executivo e apresentador do Porto 360º. Possui mais de 20 anos de experiência em tecnologia e automação portuária.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe