Notícias

Fique atento! Golpe da vacina volta a circular na Baixada Santista

Fonte: Diário do Litoral
 
Falsa mensagem pede que usuários confirmem recebimento de SMS para roubar dados pessoais pelo celular
 
 
O golpe que surgiu no começo do ano, onde criminosos se passam por profissionais do Ministério da Saúde ou por funcionários públicos para roubar dados de moradores do Estado de São Paulo, voltou a circular pela Baixada Santista neste começo de julho. A estratégia dos golpistas se inicia com uma falsa mensagem onde eles pedem para que a pessoa confirme o recebimento de um SMS para que ela possa se vacinar contra Covid-19. Tudo, entretanto, não passa de um estratagema para clonar números de celular e obter informações pessoais.
 
A falsa mensagem chega por aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, e tem o golpista se apresentando como um profissional do Ministério da Saúde e afirmando que está entrando em contato para realizar o agendamento da vacinação da pessoa que recebeu o texto. Em seguida, o criminoso pede para a pessoa confirmar um suposto número de protocolo que chegará por SMS.
 
Todas essas informações, porém, são falsas, e ao confirmar o SMS com os dígitos enviados, a pessoa abre a possibilidade para que o golpista clone o número de telefone. Em fevereiro deste ano, centenas de casos similares foram registrados em Brasília e no interior de São Paulo. A mensagem é praticamente a mesma e o estelionatário muda, apenas, o falso nome do suposto funcionário do Ministério da Saúde que está entrando em contato.
 
Na tentativa de golpe mais recente na Baixada Santista, os falsários usam o nome de 'Gustavo Pereira' para se identificar, mas todas as pessoas que utilizam aplicativos de mensagens pelo celular devem ficar atentas para o corpo da mensagem, que é exatamente o mesmo em quase todos os casos. 
 
Em nota concedida à Revista Veja, no início do ano, as autoridades explicam que, em caso de clonagem ou tentativa de clonagem de contas de WhatsApp com o uso do golpe do agendamento da vacina, a vítima deve procurar uma delegacia de polícia para registrar um boletim de ocorrência. O denunciante deverá, também, encaminhar prints das conversas às autoridades para que o material possa ajudar nas investigações. Já quem caiu no golpe deve acionar o suporte do aplicativo para pedir o bloqueio da conta.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe