Laboratório experimental simula porto industrial em Santos

Fonte: Santaportal

Um laboratório de Entrepostagem Industrial Portuária está sendo montado pela ABTRA na área do Porto de Santos. O projeto do laboratório experimental fica na Av. Conselheiro Nébias, 447, em Santos, e tem o objetivo de simular a atividade de um porto industrial.

Segundo a Associação, o laboratório vai mostrar como os recintos alfandegados podem funcionar como pequenas indústrias, juntando peças importadas e nacionais para transformá-las em produtos, antes mesmo do pagamento dos impostos de importação, uma vez que cada componente e etapa dessa produção ocorrem sob controle aduaneiro.

As empresas associadas que são participantes do projeto – Bandeirantes-Decimar, Marimex, Santos Brasil e Transbrasa – vão utilizar esse espaço físico experimental para treinar suas equipes sobre a nova atividade e apresentar o novo serviço aos seus clientes industriais.

Os fiscais da Receita Federal no Porto de Santos também poderão comprovar a eficiência e credibilidade no controle aduaneiro das cargas nesse tipo de instalação, facilitando a homologação do novo negócio.

Projeto

O Brasil está desburocratizando e agilizando o fluxo de cargas nos portos, e por isso o projeto de Entreposto Industrial Portuário mostra sua necessidade.

Com isso, cada vez menos as cargas precisam ficar armazenadas nesses locais, aguardando a liberação pelos órgãos fiscalizadores. Até hoje, as empresas administradoras de recintos alfandegados prestaram um importante serviço ao comércio exterior brasileiro, garantindo a segurança aduaneira dessas cargas armazenadas, mas agora o serviço de armazenagem deverá diminuir, segundo a Abtra.

Nesse novo cenário, o Entreposto Industrial Portuário poderá oferecer aos recintos alfandegados a alternativa de ampliarem e diversificarem seus serviços para além da armazenagem de cargas. As indústrias também poderão aproveitar a logística dessas instalações alfandegadas próximas do porto para otimizar suas linhas de produção e montagem dos itens armazenados sob controle aduaneiro, isentas de imposto de importação até que o produto final seja nacionalizado ou siga para exportação.

O projeto conta com a parceira da Fivercel, desenvolvedora do software Logistic Information Suite (LIS), que faz a governança de todos os insumos das etapas de manufatura, armazenagem, controle aduaneiro e distribuição das mercadorias, permitindo o rastreamento e o controle pela Receita Federal pelo operador logístico e pelo dono da mercadoria.

O Entreposto Industrial Portuário cria uma nova oportunidade de negócios para os terminais e recintos alfandegados, além de atrair indústrias e gerar novos empregos para a Baixada Santista e toda a região do Porto de Santos.