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Saiba quem deve fazer a prova de vida do INSS em julho

Fonte: Agora SP
 
Segurado que perdeu prazo em junho ainda tem tempo de evitar corte do benefício
 
 
Beneficiários do INSS que deixaram de fazer a prova de vida em maio ou junho de 2020 devem realizar o procedimento até o final de julho deste ano.
 
Para a maior parte dos segurados, a renovação da fé de vida deve ser feita no banco responsável por pagar o benefício, preferencialmente na agência onde a conta foi aberta.
 
É necessário levar um documento de identificação com foto, como o RG ou a CNH, e o cartão utilizado para sacar os pagamentos.
 
Quem tinha prova de vida com vencimento em março e abril de 2020 e não fez a renovação até junho deste ano perdeu o prazo, mas, mesmo com atraso, ainda poderá evitar o cancelamento dos pagamentos.
 
O encerramento do benefício por falta da renovação da senha ocorrerá somente seis meses após o fim do prazo.
 
Ainda que a aposentadoria ou a pensão seja cessada, essa não será uma situação definitiva, pois é possível pedir a reativação dos pagamentos.
 
Para recuperar o benefício encerrado por falta de fé de vida, o segurado deverá solicitar o serviço por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
 
O INSS tem alertado que não faz prova de vida por aplicativo de mensagens, como o WhatsApp, e não utiliza esses meios para pedir fotos ou documentos.
 
Senado
 
O Senado Federal aprovou nesta quarta (30) um projeto que dá poder a médicos para a realização da prova de vida e dispensa aposentados que trabalham com carteira assinada do procedimento.
 
O Projeto de Lei 385/2021 ainda precisará ser discutido e votado na Câmara.
 
PROVA DE VIDA | QUEM FAZ EM JULHO
 
Julho é o último mês de prazo para a prova de vida de quem deveria ter feito o procedimento em maio ou junho de 2020, mas não o fez porque a exigência estava suspensa
 
Para quem deveria ter realizado a fé de vida em março ou abril de 2020, o prazo terminou neste dia 30 de junho, mas ainda dá tempo de fazer a comprovação e evitar o corte da renda
 
CALENDÁRIO DA PROVA DE VIDA
 
 
COMO FUNCIONA
 
• A prova de vida pode ser realizada nos guichês de atendimento do banco em que o segurado recebe, preferencialmente na agência em que a conta foi aberta
 
• É necessário apresentar um documento oficial com foto (RG ou CNH, por exemplo) e utilizar o cartão magnético para recadastrar a senha
 
• Verifique os horários de atendimento, já que muitas agências funcionam em horários diferenciados devido à pandemia de Covid-19
 
• Algumas agências estão abrindo uma hora mais cedo (normalmente às 8h ou às 9h) para o atendimento exclusivo a idosos e pessoas com deficiência.
 
Perdeu o prazo?
 
• Quem não faz a prova de vida tem os pagamentos suspensos, mas não perde o benefício imediatamente
 
• Para desbloquear os depósitos, o segurado precisará ir ao banco, munido de documentos, e realizar o procedimento
 
Benefício cancelado
 
• Após o fim do prazo, quem não fizer a comprovação em até seis meses terá o benefício cancelado
 
• Para reativar o pagamento, o segurado terá de fazer a solicitação pelo aplicativo Meu INSS
 
• Será necessário informar números de documentos pessoais, como CPF e RG, além do comprovante de residência
 
• Após preencher o requerimento online, o beneficiário deverá comparecer ao banco para concluir a realização da prova de vida
 
• O segurado que tiver dificuldade para fazer a solicitação pela internet poderá utilizar o telefone 135 para agendar atendimento
 
Contato e informações
 
• O telefone de informações 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
 
• A página do INSS na internet está no endereço gov.br/inss
 
• O Meu INSS está disponível por aplicativo ou no site gov.br/meuinss
 
QUEM NÃO PODE IR AO BANCO
 
• Pessoas acamadas, hospitalizadas, com dificuldade de locomoção ou maiores de 80 anos podem solicitar prova de vida em casa
 
• O pedido de agendamento pode ser feito pelo telefone 135 ou pelo Meu INSS, disponível por aplicativo para celular ou no site gov.br/meuinss
 
COMO PEDIR PELO 135
 
• Telefone para o número 135 no horário de atendimento, das 7h às 22h, de segunda a sábado
 
• Se ligar de um telefone público ou fixo, a chamada não terá custo
 
• Ao usar o celular, haverá o custo da ligação local
 
• Caso a espera informada para o atendimento esteja longa, refaça a ligação em outro horário ou dia
 
• Tenha em mãos o número do CPF da pessoa para quem quer pedir o atendimento, pois será necessário digitar essa informação
 
• Ao ouvir as opções informadas pela gravação, digite 0 (zero) para falar com um atendente
 
• Informe o serviço que deseja pedir, como prova de vida ou cadastro e renovação de procuração
 
COMO PEDIR PELO MEU INSS
 
• Faça login no Meu INSS (caso não tenha senha, será preciso cadastrar uma)
 
• Na barra de pesquisa que aparece abaixo do seu nome, escreva: prova de vida
 
• Escolha a prova de vida mais adequada à situação da pessoa (dificuldade de locomoção ou maior de 80 anos)
 
• Siga as orientações que aparecerão na tela
 
PROCURADOR
 
Um procurador cadastrado no Meu INSS pode ir ao banco realizar a prova de vida em nome nos seguintes casos:
 
• ausência (viagem ou prisão, por exemplo)
 
• doença contagiosa
 
• impossibilidade de andar
 
• segurado acima de 80 anos
 
Fonte: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)
 

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