Notícias

Caminhoneiros do Porto de Santos entre 18 e 35 anos serão vacinados contra a covid-19

Fonte: A Tribuna On-line
 
Doses serão aplicadas exclusivamente aos moradores de Santos na próxima terça-feira (6)
 
 
Os caminhoneiros autônomos que atuam no Porto de Santos e moram na Cidade serão vacinados contra a covid-19 na próxima terça-feira. Com isso, a categoria suspendeu os planos de protestos e paralisações, previstos nas últimas semanas. Cerca de 300 profissionais que têm entre 18 e 35 anos serão imunizados, segundo o sindicato que representa a categoria.
 
A informação é do integrante da junta governativa do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista (Sindicam), Alessandro Rodrigues. Segundo ele, o posicionamento foi da administração municipal e fez parte do pedido para o adiamento das manifestações da categoria, na última terça-feira.
 
“Recebemos essa informação da Prefeitura de Santos, que é a mais atrasada e está vacinando o pessoal de 40 anos. Agora, vamos esperar até terça-feira para ver se vão cumprir as palavras deles”, afirmou o representante da entidade.
 
Procurada, a administração municipal confirmou a informação. Mas apontou que o local da vacinação dos caminhoneiros autônomos ainda não foi definido.
 
“O profissional terá que estar com o nome na lista elaborada pela Autoridade Portuária além de apresentar, obrigatoriamente, o comprovante de residência em Santos”, destacou a administração municipal, em nota.
 
De acordo com levantamento da entidade encaminhado à Autoridade Portuária, 439 caminhoneiros autônomos têm entre 25 e 34 anos. Os dados estão em uma lista apresentada, na semana passada, à estatal. Os dados foram repassados às prefeituras locais.
 
Mobilização
 
Os autônomos aguardam, há meses, pela imunização contra a covid-19. Havia previsão de paralisação na semana passada, mas após pedido da Autoridade Portuária, a categoria decidiu esperar mais alguns dias.
 
“Nós deveríamos ter acompanhado os portuários no protesto. Mas, por uma transição do sindicato, uma questão interna, isso não aconteceu. Demorou um pouco, mas agora temos esse compromisso”, afirmou Rodrigues.
 
O caminhoneiro se refere aos trabalhadores avulsos e vinculados a terminais portuários que foram imunizados no início do mês. Além deles, servidores de órgãos federais envolvidos no setor e funcionários da Autoridade Portuária de Santos também receberam suas doses de vacina na sede da estatal ou no Santos Convention Center, na Ponta da Praia.
 
O mesmo aconteceu com os guardas portuários, que também protestaram e garantiram a imunização contra a covid-19. Neste caso, os profissionais, incluídos no Sistema Unificado de Segurança Pública (Susp) foram vacinados com policiais.
 
Independentemente da profissão, a campanha de vacinação contra a covid-19 tem avançado por idade. E a orientação do Ministério da Saúde é de que os profissionais sejam imunizados de acordo com as faixas etárias.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe