Notícias

Pesquisa CNI indica crescimento do transporte marítimo no primeiro trimestre

Fonte: Portos e Navios
 
 
Quais foram os efeitos reais da pandemia na economia brasileira? Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado nesta segunda-feira (28), indica que quatro dos sete setores pesquisados tiveram queda no primeiro trimestre de 2021 em relação ao primeiro trimestre de 2020. Em contrapartida, o transporte marítimo cresceu no período, apontado para uma tendência de crescimento.
 
A pesquisa CNI avaliou índices de energia elétrica, telecomunicações, petróleo & gás, transporte marítimo, transporte ferroviário, transporte rodoviário e transporte aéreo. A movimentação aeroportuária de passageiros foi o setor com maior decréscimo no volume de passageiros: 47%. Em segundo lugar, ficou o tráfego em rodovias com pedágio, com menos 9%.
 
Os destaques positivos do levantamento ficaram com a movimentação de carga marítima e ferroviária. A pandemia não foi suficiente para prejudicar a tendência de crescimento no transporte de cabotagem, que cresceu 12% na comparação dos primeiros trimestres de 2020 (antes da chegada do coronavírus ao Brasil) e 2021. A movimentação de longo curso, com exportações e importações, foi 11% maior. Boa parte desse resultado se deve à operação de minério de ferro, que registrou uma expansão de 19%, em consequência da combinação de dois fatores: o aumento do preço internacional do produto e a retomada da produção.
 
O estudo da Confederação Nacional da Indústria traz outros números relevantes da infraestrutura na pandemia. Houve uma redução de 4% no consumo comercial de energia elétrica e de 13% no consumo de petróleo. Na área de telecomunicações, os acessos de internet fixa e móvel se expandiram em 9% e 6%, respectivamente. O aumento de 8% no consumo industrial de energia elétrica e de 10% no volume médio diário de gás revelam os esforços do setor produtivo em retomar suas atividades.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe