Porto espanhol ainda retém 60 contêineres de frutas da América Latina

Fonte: Revista Globo Rural

Carregamentos de manga e limão do Brasil estão entre os produtos que, há mais de uma semana, ficaram parados no terminal de Algeciras

Sessenta contêineres de frutas oriundas da América Latina, incluindo mangas e limões do Brasil, permanecem bloqueados no Porto de Algeciras, na Espanha, segundo informou, nesta segunda-feira (28/6) a assessoria de imprensa do terminal. “A situação começa a voltar ao normal. Cerca de 300 contêineres foram liberados nas últimas semanas sem mais incidentes e os produtos foram destinados ao consumidor europeu”, diz a nota da assessoria, sem informar se alguma carga brasileira foi liberada.

Entre os contêineres rejeitados há mais de uma semana, estão 92 toneladas de mangas exportadas pela Agrodan, maior produtora e exportadora da fruta no Brasil. Paulo Dantas, dono da empresa, diz que o assunto está sendo resolvido pela Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). A entidade, no entanto, diz apenas que está tratando da liberação das cargas com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As frutas foram rejeitadas por conterem aditivos nas ceras aplicadas na casca para dar durabilidade e brilho. Dois aditivos dessas ceras, formaldeído e álcool ethoxilado, não podem ser usados em alimentos por portaria da União Europeia.

O destino das frutas depende, agora, da decisão do importador: podem ser destruídas, enviadas de volta ao país de origem ou tratadas no próprio porto para retirar a cera. Só foram liberadas as cargas que apresentaram documentação suplementar comprovando não usar as substâncias proibidas.

Na semana passada, o Mapa solicitou às autoridades espanholas permissão para que as frutas sejam lavadas no porto pelos importadores para retirar a cera. Nesta segunda, a pasta disse que ainda não obteve resposta nem informações sobre a situação dos contêineres brasileiros.

O Ministério afirmou ainda que não emitiu qualquer orientação ao setor para evitar o Porto de Algeciras, visto que a norma é da União Europeia e o entendimento é de que será aplicada em todos os portos. Os produtores foram comunicados para que utilizem somente ceras apropriadas, sem os aditivos proibidos.

Por enquanto, o bloqueio dos produtos só acontece no Porto de Algeciras. De acordo com a assessoria, o regulamento é aplicável em todos os países da União Europeia, mas a diferença em relação a outros países europeus é que a Espanha realiza controles sanitários na fronteira (portos), em vez de fazer isso nos centros de armazenamento e distribuição dentro do país.

Na última sexta-feira (25/6), foi realizado um webinar com a participação das empresas, da comunidade portuária e das autoridades sanitárias espanholas para explicar de forma detalhada aos importadores quais são as informações exigidas pelos inspetores com base no Regulamento UE 1333/2008 sobre aditivos e revestimentos.

“A Autoridade Portuária liderou os esforços para que fosse oferecida uma moratória para os exportadores se adequarem aos requisitos do regulamento, mas a moratória não foi aceita pela Direção Geral de Saúde e Segurança Alimentar da UE”, diz a assessoria do terminal espanhol.

Diante disso, a instituição portuária diz que tem entrado em contato com associações de exportadores, delegações de diferentes embaixadas e Ministérios da saúde dos países envolvidos para tentar minimizar os danos que estas medidas aplicadas no Porto de Algeciras possam ter causado aos diferentes membros da comunidade logística.