Notícias

INSS: aplicativo muda e permite prova de vida pelo site; veja como se cadastrar

Agência O Globo
 
Duas mudanças merecem destaque: a confirmação de recebimento de carta de concessão e a prova de vida por biometria
 
 
Aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que precisarem acessar a plataforma Meu INSS vão ver um formato novo no aplicativo e na página na internet. Duas mudanças merecem destaque: a confirmação de recebimento de carta de concessão e a prova de vida por biometria . É importante destacar que para acessar esse portal é necessário criar login e senha.
 
Para Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), a plataforma parece mais funcional e fácil de acessar.
 
"A nova formulação do Meu INSS vai evitar algumas ligações para a Central de Atendimento 135 ao fornecer alguns serviços que antes só estavam nesse canal", diz Adriane.
 
"Por exemplo, quem recebeu a carta para se aposentar por idade, antes tinha que ligar no 135 para confirmar o recebimento, mas agora pode fazer isso também pelo site."
 
Os segurados que tiveram o benefício suspenso ou cessado por falta de prova de vida agora poderão realizar a comprovação pela plataforma.
 
Para ter acesso ao serviço, é preciso ter a biometria facial já cadastrada nos bancos de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Departamentos de trânsito (Detrans).
 
De acordo com a autarquia, ao fazer a prova de vida pelo Meu INSS, o benefício é reativado na hora, sem precisar sair de casa.
 
Conforme a autarquia, Isso evitará que essas pessoas precisem ir ao banco ou a uma agência do INSS para voltar a receber seus pagamentos.
 
Além de expandir a prova de vida por biometria para esse novo grupo, o Meu INSS também atualizou as mensagens de orientação para quem ainda não pode realizar a prova de vida por biometria.
 
Telas diferenciadas
 
As telas principais do Meu INSS serão diferenciadas para cada tipo de pessoa: aposentados e pensionistas vão ver em destaque na primeira página informações como número do benefício, tipo de benefício, valor e data prevista para o pagamento.
 
A autarquia informa que os serviços em destaque também serão personalizados, mostrando os mais buscados por quem já tem benefício, como carta de concessão e extrato de pagamento, que é o equivalente ao contracheque. Nesse documento estão créditos e descontos feitos no pagamento.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe