Ibama flagra exportação de madeira ilegal pelo Porto de Santos

Fonte: A Tribuna On-line

Nos últimos dias, nove multas foram aplicadas e sanções ultrapassam R$ 150 mil

O Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) flagrou casos de exportação irregular de madeira no Porto de Santos. Foram expedidos nove autos de infração e as multas ultrapassam R$ 150 mil. As irregularidades foram identificadas na segunda fase da Operação Retaguarda, realizada nos terminais de contêineres do cais santista.

As vistorias começaram no dia 14 e foram concluídas na última sexta-feira (25). Participaram da operação fiscais do Ibama da cidade e de outros estados, como Pará e Distrito Federal, além de servidores que atuam no aeroporto de Viracopos, em Campinas.

De acordo com a agente ambiental federal Ana Angélica Alabarce, responsável pelo Ibama na região, entre as irregularidades identificadas estão a exportação sem autorização e falta do Cadastro Técnico Federal (CFT) realizado pela autoridade ambiental. O documento é necessário para os embarques.

“A operação vem sendo estudada há meses, em sigilo. Nos últimos dias, vistoriamos os terminais de contêineres e as cargas de madeira. E foram constatadas as irregularidades”, afirmou a responsável pelo Ibama.

Mesmo com o fim das vistorias no cais santista, as investigações continuam. “Seguimos fiscalizando produto florestal nativo (madeira nativa) com destino a exportação com saída pelo Porto de Santos”, destacou Ana Angélica.