Notícias

Ministro da Infraestrutura afirma que estudos sobre desestatização do Porto estão concluídos

Fonte: A Tribuna On-line
 
Segundo o ministro, faltam apenas "aperfeiçoamentos"

 
Os estudos para a desestatização do Porto de Santos foram concluídos, faltando apenas “aperfeiçoamentos”, afirmou, na terça-feira (22), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante participação em audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.
 
Isso permitirá ao Governo realizar, no próximo semestre, uma consulta pública para debater o modelo de desestatização proposto, também afirmou Tarcísio, sem revelar detalhes sobre as mudanças previstas para a gestão do principal complexo marítimo do Brasil.
 
Os estudos foram realizados por um consórcio contratado pelo BNDES.
 
A privatização planejada pelo Governo envolverá apenas a gestão do cais santista – hoje, sob o controle da Autoridade Portuária de Santos (atual denominação da Codesp), estatal subordinada ao Ministério da Infraestrutura. As operações já foram desestatizadas, sendo passadas para a iniciativa privada entre o final dos anos 90 e o início do século.
 
De acordo com o ministro, após a consulta e eventuais alterações no novo modelo de gestão, a minuta de edital do leilão do Porto será apresentada ao Tribunal de Contas da União (TCU) para avaliação. “A gente não licita nada sem aval do TCU”, destacou Tarcísio.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe