Notícias

Baixada Santista vive expectativa por mudança de fase do Plano SP nesta quarta-feira

Fonte: A Tribuna On-line
 
Cidades aguardam novidades, até mesmo uma classificação diferenciada por regiões, na coletiva do Governo do estado
 
 
Prefeituras da Baixada Santista aguardam para esta quarta-feira (23) um possível anúncio do Estado sobre mudanças nas ações de controle da pandemia. Há a expectativa de novidades em relação ao Plano São Paulo, até mesmo com a retomada da classificação diferenciada por regiões - oficialmente, o Governo de São Paulo não confirma a informação.
 
Desde março, as classificações têm sido iguais a todas as localidades paulistas. Primeiramente, esteve em vigor a fase emergencial, quando houve a segunda onda da covid-19. Atualmente está em vigor a fase de transição.
 
Mesmo com um aumento de 29,27% no número de mortos pelo coronavírus em uma semana em Santos – de 41 óbitos entre 7 e 13 de junho para 53 vidas perdidas entre 14 e 20 de junho –, o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), vê espaço para pequenas mudanças no Plano São Paulo.
 
“A impressão que eu tenho é que o Governo do Estado flexibilize um pouco mais e passe a responsabilidade de medidas mas rígidas aos municípios”.
 
Segundo ele, haveria chance para a Cidade realizar pequenos avanços diante do cenário atual, levando-se em conta avaliações feitas a partir de dados como ocupação de vagas em UTI e novas internações no sistema intensivo por semana, além da evolução da vacinação e cuidados sanitários.
 
O chefe do Executivo relembra que Santos terá um evento-teste justamente para definir protocolos de retomada no setor econômico, um dos mais afetados desde o início da pandemia. Chamado de Expo Retomada, ele será realizado nos dias 21 e 22 de julho, no Santos Convention Center.
 
“Com esses números e a capacidade de vacinação, temos o reconhecimento do Governo para que o evento-teste seja feito aqui. Ele vai servir para o Estado e todo o Brasil, já usando protocolos preconizados por organizações internacionais para o retorno dos eventos”.
 
Mais cidades
 
Consultada, a Prefeitura de Guarujá diz não planejar novas flexibilizações nem tem “sinalização de mudanças no Plano São Paulo” para isso. Hoje, o Município possui taxa de ocupação de leitos covid-19, via SUS, na casa dos 26% e concentra esforços na vacinação.
 
Cinco cidades definirão possíveis flexibilizações só a partir de posicionamentos do Estado: Bertioga, Mongaguá, Peruíbe, São Vicente e Praia Grande - nesta última, já houve na semana passada a publicação de um decreto flexibilizando horários de funcionamento e capacidade de comércio e serviços.
 
Cubatão diz que seguirá as diretrizes do Governo de São Paulo, embora afirme não ser possível ainda dizer se promoverá alterações. Itanhaém não se posicionou sobre o assunto.
 
A Tribuna procurou diversas pastas do Estado, nesta terça (22), para comentar sobre o tema. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico informou que esse tema é tratado em coletivas de imprensa, sem precisar quando o assunto será abordado novamente.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe