Notícias

Após ‘choque’ de energia barata, governo fala em ‘choque’ de oferta de transportes

Fonte: Valor Econômico


 
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou nesta terça-feira que o Brasil, em breve, contará com três a quatro alternativas de acesso ferroviário a diferentes terminais portuários. Isso, segundo ele, vai propiciar um “choque” de oferta de transportes no país, com reflexos diretos no preço do frete.
 
“Isso significa choque de oferta. Se a gente tem choque de oferta, a gente vai ter os fretes caindo, e caindo bastante”, afirmou em audiência pública da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, da Câmara dos Deputados.
 
O ministro da Infraestrutura explicou que, após o leilão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), trecho de Caetité a Ilhéus, na Bahia, serão investidos R$ 3,3 bilhões na malha e mais R$ 5 bilhões para construção do Porto Sul. Além de falar da Fiol, Tarcísio explicou que será feita, “no futuro”, a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico). Na audiência, o ministro contou que é possível perceber as obras de melhoria do transporte impactando o preço do frete de produtos.
 
O ‘choque’
 
A declaração de Tarcísio remete ao “choque” de energia barata anunciado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, nos primeiros meses de governo. O chefe da equipe econômica se referia à previsão de abertura do mercado de gás natural no Brasil. Isto diminuiria o preço do combustível em 40%, o que seria capaz de reduzir as contas de luz e ainda estimular a reindustrialização do país.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe