Notícias

Ministro da Infraestrutura diz que Brasil respeita contratos, independentemente de ideologia

Fonte: O Globo
 
Em palestra a investidores, Tarcísio citou operações iniciadas em governos de Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma
 
 
Em palestra dirigida a investidores nacionais e estrangeiros que acompanham os debates no Brasil Investiment Forum, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou que os contratos no país são sempre respeitados, independentemente da ideologia ou de movimentos políticos. Ele citou como exemplo a rodovia Presidente Dutra, que liga o Rio a São Paulo, leiloada na década de 1990, ainda no governo Fernando Henrique Cardoso.
 
— Faremos leilões de ativos que foram leiloados pela primeira vez no governo FHC, atravessou os dois mandados do governo Lula, pelo governo Dilma, Temer e o contrato agora encerrou com o presidente Bolsonaro. São ativos que atravessaram vários governos de matizes ideológicas diferentes. O Brasil é um país que respeita contratos — enfatizou o ministro.
 
Enquanto falava no fórum, que teve mais de 5 mil inscritos no Brasil e no exterior e termina nesta terça-feira, Tarcísio foi informado sobre o crescimento de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2021.
 
Ele destacou que a taxa, divulgada pelo IBGE, coloca o Brasil num patamar pré-pandemia e supera as expectativas anteriores.
 
— É uma evidência de que estamos no caminho certo — disse ele.
 
Segundo o ministro, o Brasil é um país de oportunidades que traz não apenas segurança jurídica, mas também o compromisso com a sustentabilidade, a preocupação com a qualidade dos ativos e remunerações atrativas.
 
Ressaltou que, desde 2019, 70 leilões foram realizados e disse que, mesmo com a pandemia de Covid-19, houve sucesso nas operações.
 
Tarcísio afirmou que o segundo semestre será bastante promissor. Além do leilão da rodovia Presidente Dutra, ele acrescentou na leva de privatizações 19 aeroportos, a primeira privatização portuária no Espírito Santo — que será seguida pelos porto de Santos — e a Ferrogrão, ferrovia cotada para ser a principal rota de escoamento do agronegócio, ligando Mato Grosso ao posto de Miritituba, no Pará.
 
Aos investidores globais que acompanhavam o evento, o ministro disse que o governo Bolsonaro tem trazido a temática da sustentabilidade para todos os projetos. Repetiu que o Brasil tem 84% da Amazônia preservados e que 42% da matriz energética são de fontes renováveis.
 
Destacou que os projetos têm como princípios a preservação de mata nativa, o combate a processos erosivos, o respeito à vida selvagem, o cuidado com comunidades vulneráveis, como indígenas e quilombolas e a limitação do transporte de combustíveis fósseis em ferrovias.
 
Também convidado a falar durante o evento, o ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, reforçou o argumento de que o Brasil não se deixou abater pela pandemia. Disse que, apesar da crise na área de saúde, foram criados programas que preservaram empregos.
 
— Mesmo com a pandemia geramos empregos. O ano de 2021 trouxe boas novas: um crescimento acima do esperado e a criação de 1 milhão de postos de trabalho nos quatro primeiros meses do ano afirmou.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe