Notícias

Movimento de cargas no Porto de Santos cresce 8% no 1º quadrimestre

Fonte: A Tribuna On-line
 
Complexo marítimo registrou seu quarto recorde mensal operacional em abril, segundo dados oficiais
 
 
Um total de 48,9 milhões de toneladas de cargas entrou ou saiu do Porto de Santos no primeiro quadrimestre. O volume representa um crescimento de 8,3% em relação aos quatro primeiros meses de 2020. Neste ano, embarques e desembarques tiveram alta de 9,6% e 5,1%, respectivamente. Porém, no mês passado, houve queda de 9,6% nas importações.
 
Os dados fazem parte do levantamento mensal realizado pela Autoridade Portuária de Santos (APS), a estatal que administra o cais santista. Eles mostram que o mês de abril marca também o quarto recorde consecutivo no ano, ao registrar o melhor desempenho deste mês na história do Porto – janeiro, fevereiro e março de 2021 já tinham superado as próprias marcas.
 
No mês passado, 13,7 milhões de toneladas foram operadas no cais santista. O volume foi 1,7% maior do que as 13,4 milhões de toneladas operadas em abril do ano passado.
 
As exportações registraram crescimento de 6% em abril e atingiram a marca de 10,3 milhões de toneladas. Porém, as importações somaram 3,3 milhões de toneladas, menos 9,6% do que as 3,7 milhões de toneladas registradas no quarto mês de 2020.
 
De acordo com a APS, no mês, os maiores crescimentos foram verificados nos embarques de soja em grãos, com 5 milhões de toneladas, um aumento de 9,2%. Já as exportações de açúcar somaram 1,3 milhão de toneladas, uma alta de 16%.
 
Já a queda nas importações decorreu, principalmente, da diminuição de 26% nas descargas de adubo, somando 345,2 mil toneladas. Os desembarques de enxofre caíram 38,5%, atingindo 192,4 mil toneladas.
 
Na análise das operações no quadrimestre, os embarques somaram 35,2 milhões de toneladas, alta de 9,6% sobre mesmo período do ano anterior, quando foram movimentadas 32,1 milhões de toneladas. Já as descargas cresceram 5,1%, totalizando 13,8 milhões de toneladas, contra 13,1 milhões de toneladas em 2020.
 
Mesmo com a queda dos desembarques em abril, para a APS, a marca representa a retomada das importações. Segundo o diretor de Operações da estatal, Marcelo Ribeiro, os números demonstram a eficiência do Porto de Santos. “É gratificante observar esses resultados, quando se trabalha intensamente para fazer do Porto de Santos uma ferramenta estratégica e eficiente do comércio exterior brasileiro, junto com nossos terminais, operadores portuários e demais agentes públicos e privados que atuam no complexo. O Porto de Santos vem demonstrando que consegue crescer apesar da pandemia, contribuindo para a retomada econômica do País”, avalia Ribeiro.
 
Contêineres
 
No mês passado, nos dois fluxos, as operações com carga conteinerizada somaram 382,2 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), alta de 6,6%. Trata-se da melhor marca para o mês de abril.
 
Já no acumulado do ano, 1,6 milhão TEU foram movimentados. O volume reflete um crescimento de 15% sobre o primeiro quadrimestre de 2020, quando foram movimentados 1,4 milhão TEU.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe