Notícias

Prefeitura de Santos esclarece que não faz agendamento de vacina por celular

Fonte: Boqnews
 
Golpistas usam WhatsApp ou SMS para enganar as vítimas
 
Não há qualquer agendamento de vacina ou pesquisa sobre covid-19 realizados via contato telefônico ou aplicativo. O alerta da Secretaria Municipal de Saúde se dá por conta de relatos de munícipes quanto ao recebimento de ligações e mensagens (WhatsApp ou SMS) de conteúdo fraudulento no contexto do novo coronavírus.
 
Durante diálogo (por voz ou texto), golpistas que se passam por profissionais de saúde solicitam à vítima um número de protocolo enviado por SMS, que pode ser utilizado na clonagem do aparelho, abrindo caminho para novas fraudes. Segundo o chefe do Departamento de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, Cristian Weiser, não há por parte do Município qualquer solicitação de protocolo por telefone. “A Prefeitura de Santos não realiza agendamento para vacinação contra a covid-19 ou qualquer outro tipo de doença”.
 
“O máximo que pode ocorrer são mensagens alertando sobre a importância da segunda dose da vacina contra a covid-19”, completa Weiser, referindo-se a orientações enviadas por WhatsApp ou e-mail pela Ouvidoria Municipal e ressaltando que “não se trata de agendamento”.
 
Informação Confiável
 
Datas e locais de campanhas de imunização realizadas no Município são divulgadas no Santos Portal e nos canais oficiais da Prefeitura nas redes sociais Facebook e Instagram.
 
Além disso, as informações também são difundidas em veículos de comunicação como jornais, TVs e rádios. Assim, em caso de dúvida, o munícipe pode acionar a Ouvidoria Municipal pelo telefone 162 ou pela Ouvidoria Digital.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe