Portuários de São Sebastião continuam em greve

Fonte: AssCom Sindaport

Nesta quinta-feira continua a greve dos portuários da Companhia Docas de São Sebastião. A categoria começou ontem, às 7 horas, paralisação de 48 horas por falta de negociação da Campanha Salarial 2021/2022.

Segundo o vice-presidente do SINDAPORT (Sindicato dos Empregados na Administração Portuária), João de Andrade Marques, a adesão da categoria foi de 100% na operação e no setor administrativo foi de 70%. “Serviços essenciais foram mantidos. Nosso movimento é pacífico. Mas por causa da greve teve fila de caminhões e armazéns parados, sem operação”, afirmou.

Além de João de Andrade, estão em São Sebastião os diretores do SINDICATO Edilson de Paula Machado, Felipe de Abreu Rocha, Luiz Antônio Metlicz, Natel Alves de Oliveira e Valdir Pfeifer da Silva Jr.

A data-base da categoria é 01 de maio e apesar do SINDICATO ter enviado ofícios ao presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Paulo Tsutomu Oda, até agora não houve acordo sobre as reivindicações dos trabalhadores.

O advogado do SINDAPORT, Eraldo Aurélio Rodrigues Franzese, protocolou dissídio coletivo de greve no Tribunal Regional do Trabalho, em São Paulo.

Durante a manhã, diretores do SINDAPORT gravaram um vídeo sobre a greve em São Sebastião. Segue o vídeo:

ALGUMAS REIVINDICAÇÕES DOS TRABALHADORES

1 – Reconhecimento da garantia da data-base

2 – Manutenção das cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho 2015-2016 (acórdão)

3 – Reajuste salarial pelo INPC, com reflexo sobre todos as cláusulas econômicas e sociais

4 – Produtividade de 10% sobre salário reajustado

5 – Gatilho salarial – quando a inflação atingir 8%

6 – Vale-refeição e vale-alimentação, com desconto simbólico de 1%, os valores serão reajustados conforme o acordo coletivo de trabalho, do ano anterior, aguardando decisão, com reflexos consecutivos, ano sobre ano, e retroativo.

7 - Acordo pelo período de dois anos (2021-2023, com revisão das cláusulas econômicas em 2022

8 – Auxílio Educação para dependentes até 18 anos

9 – Auxílio-creche

10 – Fornecimento de transporte para perícias médicas previdenciárias, quando a mesma for realizada fora do domicílio da empresa.