Notícias

Governo libera vacina e trabalhadores do Porto de Santos devem iniciar imunização nesta semana

Fonte: A Tribuna On-line
 
Remessa de doses contra a Covid-19 começa a chegar nesta terça-feira (25), diz ministro da Infraestrutura
 
 
O Governo enviará as primeiras doses de vacinas contra covid-19 para trabalhadores portuários a partir desta terça (25), e a imunização começará nesta semana. A afirmação é do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em áudio divulgado, às 19h40 deste domingo (23), pela Federação Nacional dos Operadores Portuários (Fenop).
 
Trata-se do atendimento a uma reivindicação intensificada pela categoria neste mês. Líderes sindicais cogitaram uma greve caso a imunização não ocorresse até dia 31.
 
O ministro declarou no áudio, de um minuto e dez segundos, que os portuários serão incluídos nos grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI), para terem “proteção contra, principalmente, novas cepas” do vírus.
 
Em entrevista exclusiva para a A Tribuna, o secretário nacional de Portos, Diogo Piloni, calculou que cerca de 60 mil pessoas serão abrangidas no País: avulsos, avulsos vinculados a terminais, funcionários de terminais e empregados de autoridades portuárias e órgãos federais que atuam no setor portuário.
 
Conforme Piloni, nesta semana, deve haver um lote extra de vacinas, a ser destinado aos portuários. Não se dará prioridade para nenhum porto: as doses serão liberadas às cidades que têm portos, e o início da vacinação dependerá da logística de cada município.
 
O secretário citou que se discute incluir os portuários entre os grupos com prioridade na vacinação desde o começo do ano, pois estão expostos ao risco de infecção. “Graças ao empenho do Ministério da Infraestrutura e a sensibilidade do Ministério da Saúde, enfim iniciaremos a imunização dos portuários.”
 
Demanda
 
O Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) estima que serão necessárias cerca de 22 mil doses de vacinas para imunizar 11 mil trabalhadores no Porto.
 
Essa quantidade foi informada à Prefeitura de Santos, que repassaria o pedido ao Governo Estadual. A lista inclui 2 mil avulsos ligados ao Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) e outros 9 mil vinculados a terminais ou autoridades.
 
Todos têm menos de 60 anos e não sofrem de comorbidades, o que afasta a possibilidade de já terem sido imunizados contra a covid.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (1)

MARCELLO NATHAN DE CASTRO CHAGAS
Data: 24/05/2021 - 19h13
Quando e onde nos seremos vacinados ?

Compartilhe