Notícias

Empresa de rebocadores que atua no Porto de Santos ampliará frota pelo Brasil

Fonte: A Tribuna On-line
 
Svitzer, que atua no cais santista, encomendou quatro novas embarcações
 
 
A Svitzer, especializada em serviços de reboque portuário, vai ampliar sua frota e prevê a expansão de suas atividades. A empresa, que conta com 14 embarcações, encomendou quatro novos rebocadores, azimuth stern drive (ASD), com uma força de tração média de 70 toneladas. A ideia é utilizá-los em portos do Norte e do Nordeste.
 
Há seis anos, a Svitzer chegou ao Brasil e, desde então, atua nos portos de Santos, Vitória (ES), Rio Grande (RS), São Francisco do Sul (SC) e Paranaguá (PR). Esta é quarta vez que a empresa encomenda novos rebocadores no Brasil.
 
Desta vez, eles serão construídos no estaleiro Rio Maguari, em Belém (PA). Os quatro novos rebocadores serão da série RAmparts 2300 desenhados por Robert Allan Ltd.
 
O primeiro dos quatro novos rebocadores será entregue em outubro do ano que vem, enquanto o último dos quatro rebocadores será entregue em abril de 2023. Cada um custará cerca de US$ 10 milhões, o equivalente a R$ 53,1 milhões.
 
O plano da Svitzer prevê destacar os novos rebocadores para atuarem especificamente com navios graneleiros, no Arco Norte, e porta-contêineres em portos dos estados de Pernambuco, Alagoas e Ceará.
 
Mas, de acordo com o diretor-executivo da Svitzer Brasil, Daniel Reedtz Cohen, a empresa atua em Santos há três anos e conta com cinco rebocadores. Mesmo assim, a ideia é seguir de olho no cais santista, em “novos terminais, obras de dragagem, escutando clientes e vendo potencial no mercado”.
 
Segundo Cohen, em Santos, a Svitzer conta com 40 funcionários. “Queremos ser fonte de emprego no Sul e no Sudeste. O marítimo brasileiro tem um nível alto. E não é problema achar bons marítimos no Brasil. E nós também temos treinamento com padrão de fora do País”.
 
O executivo destaca que a empresa busca crescer ainda mais no País e expandir suas atividades. “Santos e outros portos do Sul abriram caminho para crescermos em outras regiões, mas sem perder o foco no Sul e no Sudeste”.
 
O diretor Comercial do Estaleiro Rio Maguari, Fabio Vasconcellos, comemora a licitação para construir estes rebocadores de alto padrão e espera que este seja o início de uma longa parceria com a Svitzer para futuros projetos, inclusive, no Brasil.
 
“Com este contrato com um operador com um papel tão significativo na indústria de rebocadores, o Estaleiro Rio Maguari torna-se uma opção importante a ser considerada pelos operadores de rebocadores no Brasil e em todo o mundo”, afirmou.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe