Ministério da Infraestrutura aposta na Ferrogrão para gerar 160 mil empregos e reduzir em R$ 20 bilhões o custo logístico do setor produtivo

Fonte: Fórum Brasil Export

O Secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, realizou uma apresentação exclusiva aos conselheiros do Fórum Brasil Export sobre as ações da pasta referentes à melhoria da logística de escoamento da produção do agronegócio pelos portos do Arco Norte nesta segunda-feira, 17 de maio. A iniciativa foi liderada pelo Conselho do Norte Export, presidido por Sergio Aquino, também presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop).

Assista a seguir o vídeo completo do encontro online:

Sampaio observou existir uma demanda reprimida do agronegócio que tem usado a estrutura de transportes na direção dos portos da região Sudeste do País. “O Arco Norte é um esforço de quebra de paradigma, um esforço do Estado em conjunto com o setor privado para desenvolver infraestrutura [de forma que] a produção acima do Paralelo 16, em especial, siga em direção ao Arco Norte”.

O Secretário-Executivo destacou a importância da Ferrogrão (EF-170 MT/PA) e o impacto que esse trecho ferroviário pode ter na competitividade da produção nacional. “A gente pensa ser um projeto muito atrativo, sem restrição à participação estrangeira e à formação de consórcios. Isso é importante pra gente ter atração principalmente de fundos para investimentos no País. Há players interessados, principalmente quando falamos de segurança alimentar lá no Oriente”.

O trabalho pelo desenvolvimento da Ferrogrão também tem um importante viés de sustentabilidade, já que a projeção é de reduzir em 50% a emissão dos gases do efeito estufa e de retirar até 1 milhão de toneladas de CO2 da atmosfera. “Nossa expectativa é movimentar 48,6 milhões de toneladas em 30 anos, gerar 160 mil empregos e reduzir em quase R$ 20 bilhões o custo logístico de nossa produção. A previsão é viabilizar o nosso agro pelos trilhos no 2º semestre deste ano com o leilão de concessão“, concluiu Sampaio.