Notícias

Sistema de IoT detecta vazamentos de água em terminal de cargas no Porto de Santos

Fonte: iP News
 
App ajudou Santos Brasil a implementar medidas para combater desperdício de água e evitou prejuízo de R$ 60 mil
 
 
A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, adotou melhores práticas para evitar desperdícios e reduzir o consumo de água em sua operação no terminal de contêineres do Porto de Santos. A mais nova é a MYIO, um sistema baseado na Internet das Coisas (IoT) que monitora o consumo da água em tempo real, ajuda a detectar vazamentos, possíveis desperdícios e permite a adoção de medidas para estancar eventuais problemas por meio de um aplicativo de celular.
 
A solução consiste em uma automação sem fio para gestão de recursos e ativos, que armazena localmente e em nuvem informações coletadas a partir de 21 dispositivos implantados nos hidrômetros no Tecon Santos, considerado o maior terminal de contêineres da América do Sul. 
 
Essa característica permite a medição do consumo e reduz custos, já que dispensa a implantação de smart meters (medidores inteligentes de alto custo), infraestrutura de cabeamento ou roteadores Wi-Fi, eliminando ainda o transtorno da construção e manutenção de um complexo sistema de medição e reparos. Um dashboard (mural) no app permite o gerenciamento de todo o sistema, que conta com protocolo próprio de comunicação via rádio frequência. 
 
Os resultados foram imediatos: logo que foi implementado, em fevereiro, o sistema detectou quatro vazamentos em diferentes pontos do terminal, sendo um deles em menos de 24 horas de uso do app. Em um desses pontos, foi identificado um consumo totalmente fora de padrão de mais de 72 mil litros em 14 horas. 
 
Ao detectar o desvio, medidas para estancar o vazamento foram adotadas evitando um desperdício diário de mais de 120 mil litros de água e um custo desnecessário de aproximadamente R$ 60 mil para a companhia. Nos outros três vazamentos, o consumo detectado inicialmente foi acima dos 6 mil litros diários. Após reparo, o consumo retornou aos 800 litros/dia. 
 
Controle total pelo celular 
 
Pelo app é possível ter acesso a gráficos em tempo real, cortar remotamente o fornecimento de água, ligar e desligar equipamentos elétricos como bombas, motores, compressores, entre outras funcionalidades e, ainda, configurar notificações via push, como metas de consumo e horários fora padrão, por exemplo. 
 
A Santos Brasil é signatária desde 2012 do Pacto Global, compromisso internacional com o desenvolvimento sustentável da ONU, e tem entre suas metas reduzir em 30% o consumo de água nos próximos anos. De 2018 para 2020, a Companhia registrou uma queda de 18% no uso de água. Além disso, em outubro de 2020, as ações da empresa ingressaram na carteira de estreia do índice S&P/B3 Brasil ESG, que traz uma lista de companhias que possuem boas práticas relacionadas à preservação do meio ambiente, desenvolvimento social e elevados padrões de governança corporativa.
 
De acordo com Ricardo Abruzzinni, diretor de TI e inovação da Santos Brasil, o MYIO chega como mais um aliado do uso racional da água. “É um exemplo de como a busca por soluções que levem a sociedade a um desenvolvimento sustentável é um objetivo constante de todas as áreas da Companhia”, diz. 
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe