Notícias

Agências de Navegação vão pagar menos para operar entre os Armazéns 33 e 35 do Porto de Santos

Fonte: A Tribuna On-line
 
Redução de 75% no valor da tarifa foi autorizado pela Autoridade Portuária
 
 
As agências de navegação vão pagar 75% menos, a partir de domingo (9), para operar granéis sólidos nos berços públicos entre os Armazéns 33 e 35. A redução da tarifa foi aprovada pela Autoridade Portuária de Santos (APS) como forma de reduzir a ociosidade da área e aumentar a movimentação no Porto de Santos. A medida tem terá validade de três meses e pode ser renovada pelo mesmo período.
 
Portanto, de acordo com a Portaria Nº 18.2021, publicada em 29 de abril, o valor cobrado será de R$ 3.926,55 por seis horas de uso da infraestrutura – a taxa original é de R$ 15.706,17.
 
O diretor-executivo do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar), José Roque, ressalta que os descontos sobre os Armazéns 33 e 35 têm acontecido há algum tempo, mas, desde abril, não estavam em vigor. Ele entende que a retomada do desconto é “uma grande oportunidade”.
 
“Estamos com um grande volume de commodities (produtos de origem agropecuária) e isso vem incentivar ainda mais as operações naqueles armazéns (33 e 35). (Com a medida) você tem a ocupação de dois berços que estavam ociosos, reduz a fila de navios e aumenta a capacidade operacional do Porto”, diz.
 
De acordo com o texto da portaria assinado pelo diretor-presidente da APS, Fernando Biral, a baixa ocupação e o alto valor cobrado pelo uso da infraestrutura, em comparação aos demais berços da margem direita do cais santista, sobretudo na região do Saboó, justificam a retomada do desconto.
 
“Considerando que a equalização dos valores cobrados pelo uso dos berços públicos supracitados assegurará o tratamento isonômico entre os usuários e contribuirá para aumentar a competitividade e a atração de demanda nos berços entre os Armazéns 33 e 35”, consta no documento.
 
Cobrança
 
O diretor do Sindamar, José Roque, comenta que o sindicato chegou a ser cobrado por algumas associadas sobre a redução de tarifa, cujo prazo havia vencido no começo de abril. Ele conta ter entrado em contato com a diretoria da APS, que o informou sobre uma reunião de 22 de abril, com o Conselho de Administração da Autoridade Portuária, quando foi aprovado novo desconto.
 
“É bem elogiosa a postura da Autoridade Portuária em conceder esse desconto, ainda mais para esses berços que estavam ociosos. Com isso, você vai aumentando a produtividade do Porto de Santos (...) Para o Porto e para o agronegócio, (a medida) é muito importante”, finaliza Roque.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe