Notícias

Categoria aprova em assembleia nova contraproposta para a SPA

Fonte: AssCom Sindaport



Em assembleia presencial realizada na noite desta terça-feira para discutir o andamento da Campanha Salarial 2021/2022, a categoria aprovou o envio de nova contraproposta à Autoridade Portuária de Santos. 
 
Foi explicado à categoria que em reunião virtual realizada entre os sindicatos e a empresa, a diretoria da estatal portuária apresentou uma proposta que reduz e retira benefícios históricos dos trabalhadores. Na ocasião, o SINDAPORT expôs uma contraproposta que, segundo informações, não será aprovada pela empresa. 
 
Por isso, para mostrar que não somos intransigentes e, como sempre, estamos abertos à negociação, o SINDICATO vai encaminhar uma nova contraproposta, discutida e aprovada durante assembleia. 
 
“A assembleia ficará aberta e uma nova será realizada no próximo dia 28 de maio. Essa data é a limite para a nossa negociação e garantia da data base. Caso a SPA não prorrogue o atual acordo coletivo ou garanta a data base, teremos que instaurar dissídio coletivo”, afirma o presidente do SINDAPORT, Everandy Cirino dos Santos. 
 
Nossa segunda contraproposta reivindica:
 
1) Reconhecer e garantir data base da categoria 1 de junho de 2021
 
2) Índice de reajuste salarial com pelo menos 50% do índice da inflação (3,5%)
 
3) Para todos os empregados, inclusive os “engessados” no último nível de sua carreira, a promoção com 2 níveis salarias, também a partir de junho de 2021 (em média variação de 3% cada nível)
 
4) Plano de Saúde médico/hospitalar mantido pela SPA, o restabelecimento (a volta) dos percentuais já praticados recentemente no Acordo Coletivo anterior, ou seja:
 
Percentuais de pagamento
 
Para empregados da Ativa
 
Empresa 60%
 
Empregado 40% - esse desconto deve ser proporcional ao salário base do empregado, diferenciação para os menores salários. 
 
Para ex-empregados aposentados
 
Empresa 40%
 
Ex-empregado 60%
 
5) Manutenção das demais cláusulas do Acordo Coletivo vigente
 
O OUTRO LADO 
 
A SPA quer reduzir o adicional de hora-extra, reduzir o abono de férias, acabar com a complementação de aposentadoria e modificar a apólice de seguro de vida em grupo. Além de oferecer 3% de reajuste salarial, índice bem abaixo dos 7% registrados na inflação do período.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe